quarta-feira, 12 de abril de 2023

EMBRAER APRESENTA SUPER TUCANO NA CONFIGURAÇÃO NATO [M2396 - 28/2023]

Ilustração: Embraer
 A Embraer anunciou hoje, 12 de abril de 2023, durante a feira de defesa LAAD Defence & Security 2023 no Rio de Janeiro, o lançamento da aeronave A-29 Super Tucano, avião de ataque leve, reconhecimento armado e treinamento avançado, na configuração da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN), com foco no atendimento às necessidades de nações pertencentes à Aliança Atlântica. 

A nova versão da aeronave, denominada A-29N, incluirá equipamentos e funcionalidades para atender aos requisitos operacionais da NATO, tais como um novo datalink, single-pilot operation, entre outras modificações. 

Segundo reforça a Embraer em nota de imprensa, estas funcionalidades aumentarão ainda mais as possibilidades de utilização da aeronave, permitindo por exemplo a sua utilização em missões de treino de JTAC, (Joint Terminal Attack Controller). Os dispositivos de treino serão igualmente atualizados para os padrões mundiais mais exigentes, incluindo realidade virtual, aumentada e mista.

Esta é uma nova etapa na vida operacional do A-29 Super Tucano”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Vemos muitas possibilidades de aplicação do A-29N no momento. Vários países europeus têm mostrado interesse em capacidades específicas da aeronave que agora introduzimos com esta versão.”   

Segundo a mesma nota do fabricante, o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceção aérea e contrainsurgência. Tem ainda capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico, aliado a baixos custos operacionais e alta disponibilidade (superior a 90%). Além das funções de combate, a aeronave é ainda amplamente utilizada como treinador avançado. A capacidade de simular missões de combate e fazer upload e download de dados de voo fazem dela uma plataforma de treinamento altamente eficaz. Sendo uma verdadeira aeronave multimissão, o A-29 é flexível para fornecer às forças aéreas uma única plataforma para ataque leve, reconhecimento armado, apoio aéreo próximo e treino avançado, otimizando assim as frotas. 

O A-29 Super Tucano está equipado com uma variedade de sensores e armas de última geração, incluindo um sistema eletro-ótico/infravermelho com designador de laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras de voz e dados, colocando o A-29 Super Tucano entre os melhores da sua classe, combinando excelente desempenho com armas do século 21, sensores integrados e sistemas de vigilância para criar um componente altamente eficaz de poder aéreo, segundo pode ler-se ainda na nota da Embraer.

De notar que o Super Tucano vem sendo insistentemente relacionado com a Força Aérea Portuguesa (FAP) nos últimos anos, podendo esta nova versão estar proximamente relacionada com essas notícias, à semelhança da versão portuguesa do KC-390, igualmente específica para utilizadores NATO. 

O anterior Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas manifestou também a intenção de adquirir aeronaves de combate a hélice para utilização "em teatros africanos". A revisão da Lei de Programação Militar recentemente aprovada em Conselho de Ministros, prevê a aquisição de "aeronaves de Apoio Próximo" categoria onde se pode enquadrar o Super Tucano, tal como descrito acima.

Já a OGMA, empresa detida maioritariamente pela Embraer, iniciou a capacitação para realizar manutenção e modernização do Super tucano na Europa. 

Minisstra da Defesa Nacional Helena Carreiras do lado direito do CEMFA Gen. Cartaxo Alves (ao centro) no stand da OGMA na LAAD no Rio de Janeiro     Foto: Embaixada de Portugal em Brasília

A título de curiosidade, também a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras e o Chefe de Estado-Maior da FAP, Gen. Caraxo Alves se encontram de visita à LAAD e à Embraer no Brasil.  

A Embraer entregou até ao momento mais de 260 unidades do Super Tucano em todo o mundo, tendo sido selecionado por mais de 15 forças aéreas, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF)

Aguardemos novos desenvolvimentos.





 

2 Comentários:

Anónimo disse...

Espero que Portugal não gaste dinheiro com o que não precisa. Se for para dar apoio a forças terrestres como na RCA, mas vale adquirir helicópteros.

Anónimo disse...

Eu também concordo, aliás sou da opinião que a Europa deveria fazer compra conjunta de meios, entre os quais, aéreos, para implementar e melhorar a interoperabilidade dos meios de defesa que são onerosos e não se justifica, se queremos ser um bloco forte, haver tanta diversidade de meios.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>