quinta-feira, 13 de abril de 2023

SEGUNDO KC-390 DA FAP NA LINHA DE MONTAGEM DA EMBRAER - atualizado [M2397 - 29/2023]

O grupo da visita junto à cauda do que será o segundo KC-390 da FAP   Foto: MDN
A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras encontra-se em visita oficial ao Brasil, desde o dia 11 de abril, onde teve já oportunidade de visitar a LAAD Defence & Security 2023 – Feira Internacional de Defesa e Segurança, no Rio de Janeiro e realizar diversos encontros com as autoridades brasileiras e indústrias de defesa, além de uma sessão académica na Escola Superior de Guerra.

O dia de ontem esteve reservado para uma visita às instalações da Embraer em Gavião Peixoto, estado de São Paulo, onde se encontra em linha de montagem, o segundo KC-390 destinado à Força Aérea Portuguesa.

Helena Carreiras com o Gen. Cartaxo Alves a assinar a segunda célula portuguesa  Foto: MDN
Durante a visita, acompanhada pelo CEMFA Gen. Cartaxo Alves, a ministra da Defesa teve oportunidade de assinar a célula que receberá a matrícula 26902 da FAP e está previsto ser entregue no decorrer do ano 2024.

Recordamos que a primeira célula destinada à FAP já se encontra em Portugal desde Março, para realização de certificações de equipamentos específicos da versão portuguesa, antes de ser entregue oficialmente.

A ministra da Defesa com uam miniatura de um A-29 Super Tucano à chegada a Gavião Peixoto  Foto: MDN

Das fotos partilhadas nas redes sociais, é possível ver ainda Helena Carreiras com uma miniatura daquilo que parece ser o novo modelo A-29N Super Tucano, anunciado também ontem pela Embraer.


Atualização 13/04/2023 às 16h30

Em declarações à comunicação social, a ministra da Defesa deu algumas pistas acerca do andamento do programa KC-390: “Pude ver a segunda aeronave, que poderá estar pronta em outubro, mas contratualmente, será entregue apenas em março de 2024, na altura em que também receberemos, em princípio, um simulador de voo que é uma parte importante deste projeto. As outras [três] aeronaves têm entrega prevista, uma por ano, até 2027. É este o plano e está tudo a correr de facto de acordo com o planeamento”.

Relativamente à primeira aeronave, que se encontra já em solo português disse “está a correr muitíssimo bem e todos os prazos previstos estão a ser cumpridos. Temos já uma primeira aeronave connosco. O projeto está a ser terminado e computado, assim como o processo de inclusão dos temas da NATO de adaptação da aeronave, que está pronta”,

Quando questionada sobre a possibilidade de adquirir mais aeronaves KC-390 [NR: o contrato prevê opção por mais uma célula] Helena Carreira referiu não haver de momento planos nesse sentido.




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>