quarta-feira, 31 de agosto de 2022

CEMGFA CONFIRMA INTERESSE EM AERONAVES DE COMBATE A HÉLICE [M2333 - 48/2022]

O A-29 Super Tucano tem vindo a ser insistentemente relacionado com a Força Aérea Portuguesa

O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante Silva Ribeiro, confirmou em entrevista à CMTV no dia 29 de Agosto de 2022, a necessidade de cerca de 5000 efectivos para as Forças Armadas Portuguesas. 

Na mesma entrevista, referiu ainda o interesse em voltar a ter helicópteros para "cobertura aérea", bem como "aeronaves a hélice para poderem operar em teatros africanos". E se a intenção de aquisição de helicópteros para teatro de combate há já muito tempo que foi assumida oficialmente, com verba inclusivamente inscrita na Lei de Programação Militar (LPM), esta será porventura a primeira vez que o interesse em aeronaves de asa fixa é admitido.

Apesar de aeronaves Super Tucano terem estado já por várias vezes em Portugal em avaliação, levando à circulação de vários rumores, o intuito de tais visitas nunca foi realmente assumido oficialmente.

Mais recentemente, foi comentado na imprensa internacional que teria havido uma oferta ao Estado Português, de uma dúzia de A-29 Super Tucano usados, mas mais uma vez sem confirmação oficial.

À luz das recentes declarações do CEMGFA, será por isso uma situação a acompanhar nos próximos tempos, até porque a LPM será revista brevemente. 

Portugal vem participando há já vários anos operações de manutenção de paz na região do Sahel em África, e as autoridades políticas nacionais e internacionais têm reafirmado o interesse em manter essa participação.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>