segunda-feira, 3 de abril de 2023

PRIMEIRA INTERCEPÇÃO PELOS F-16 DA FAP NO BÁLTICO EM 2023 [M2393 - 25/2023]

 

F-16AM n/c 15107 da Força Aérea Portuguesa na identificação e escolta do Il-76 russo sobre o Báltico dia 2 de Abril de 2023       Foto: FAP via NATO Air Command

No dia 2 de abril de 2023, dois caças F-16 portugueses da missão Baltic Air Policing da NATO descolaram da base aérea de Šiauliai, na Lituânia, para identificar e escoltar uma aeronave militar russa IL-76.

A aeronave voava da Rússia continental para o enclave de Kaliningrado, sobre águas internacionais ao longo da costa da Estónia no Mar Báltico, sem plano de voo, nem contacto com o Controlo de Tráfego Aéreo e com o transponder (identificador eletrónico) desligado. 

O Centro de Operações Aéreas Combinadas do Norte da NATO em Uedem, Alemanha, ordenou por isso a descolagem da parelha de F-16 de alerta, para interceptar a aeronave desconhecida. Depois de identificar e escoltar o avião russo, os caças portugueses regressaram em segurança a Šiauliai. A acção acabou por não ser mais do que um evento de rotina, mas ainda assim uma demonstração de prontidão de todos os membros que constituem o destacamento, algumas horas apenas após assumir a missão de policiamento na Lituânia.

A Força Aérea Portuguesa lidera desde o dia 1 de Abril e até 31 de Julho, o 62ª Bloco do Policiamento Aéreo do Báltico, com quatro F-16 MLU, com a responsabilidade de proteger o espaço aéreo regional da NATO, enquanto a Força Aérea Romena destacou igual contingente e número de F-16 MLU em Šiauliai, como Força Ampliadora. 

Para o Comandante do Destacamento Português, Tenente-Coronel José Dias, a primeira saída do alerta deste destacamento, executada no segundo dia da missão, foi uma demonstração do “excelente empenho, dedicação e profissionalismo de todos os elementos que constituem o destacamento."

Desde a adesão da Estónia, Letónia e Lituânia em 2004, os Aliados da NATO revezam-se no policiamento aéreo da região, para proteger a integridade territorial dos três países Aliados, uma vez que estes não possuem capacidade própria para o fazer.


Fonte: Allied Air Command e RP do Destacamento FAP

14 Comentários:

Anónimo disse...

Convinha que se soubesse o estado de prontidão dos aviões F16 que estão em Monte Real para podermos estar a fazer esse brilharete na Lituânia.
Sempre o mesmo, bons meninos lá fora e cá dentro é sempre a mesma coisa.
MG

Anónimo disse...

Cá, pelo menos, é a vergonha que é...

Anónimo disse...

Vê se mesmo que não conhece a prontidão das duas esquadras de F16

Anónimo disse...

Tipico tuga!!! Para burro só te faltam as penas!!!

Anónimo disse...

Sim é uma vergonha e á que dizê-lo, só vocês sabem em que estado de prontidão é que os F16 estão. Mas se for como o resto, imaginamos! Na marinha só se soube pq os marinheiros se revoltaram! Nem temos exército para defender o terreiro do paço, e só isso é uma vergonha. Vejam bem se não falta uma roda antes de levantar voo.

Anónimo disse...

Ola, a FAP já foi premiada por melhor missão da NATO, em Portugal estão sempre em prontidão, sugiro que vá ver o instagram da FAP e os das respetivas esquadras.
Mais orgulho no quê é nosso e em quem arrisca as vida diariamente para proteger o espaço aereo etc...
Se deram a responsabilidade de liderarmos esta missão é porque conseguimos e temos condições...

Anónimo disse...

« Tipico tuga!!! Para burro só te faltam as penas!!! »

Quem me dera a mim ser dono de mim próprio. Faça bem uso desse privilégio que demostra possuir. Cuidado, esteja sempre do lado correto! É que a mente também prega partidas.

Anónimo disse...

NATO = North Atlantic Terrorist Organisacion

Esses que se dizem Portugueses orgulhosos destas merdas , quando a merda cá chegar quero ver quantos agarram numa arma , eu agarro mas não é para defender organizações terroristas e Yankees fascistas "Z"

Anónimo disse...

« Ola, a FAP já foi premiada por melhor missão da NATO, em Portugal estão sempre em prontidão, sugiro que vá ver o instagram da FAP e os das respetivas esquadras.
Mais orgulho no quê é nosso e em quem arrisca as vida diariamente para proteger o espaço aereo etc...
Se deram a responsabilidade de liderarmos esta missão é porque conseguimos e temos condições... »

Corretíssimo. Agora pergunto: E?

Anónimo disse...

Ainda não arrancou para a Rússia porquê? Vá para lá e aliste-se para levar no focinho dos ukranianos. Queriam uma guerra de 30 dias não era. Mais de um ano depois não avançam e ganharam mais uma fronteira com um país da NATO. Grandes merdas Z

Anónimo disse...

Quem se esconde atrás de um prrfil Anónimo, está tudo dito. Seja gente. Dê a cara ou não tem credibilidade.

Anónimo disse...

Boa FAP!

Nada como um ambiente operacional real para treino e experiencia das tripulações, essas sim, dificeis de substituir.

Anónimo disse...

E tão triste como um blog de aviação se torna num destilador de ódio à conta de pseudo opiniões de pseudo especialistas em tudologia, mal educados e a evidenciar uma falta de respeito gritante pela opinião alheia. E sim, a realidade das Forças Armadas Portuguesas é triste, a prontidão deixa muito a desejar, mas não misturem a falta de meios com o profissionalismo de quem deles trata. Os F-16 prontos podem ser poucos mas os que voam fazem-no em segurança. Quanto à informação que vem de dentro... acham mesmo que oficialmente alguém reconhece que os meios operacionais são muito poucos?
Anónimo porque, como militar, não devo comentar, mas... é difícil ouvir tanta asneira e ficar calado.

Anónimo disse...

« E tão triste como um blog de aviação se torna num destilador de ódio à conta de pseudo opiniões de pseudo especialistas em tudologia, mal educados e a evidenciar uma falta de respeito gritante pela opinião alheia. E sim, a realidade das Forças Armadas Portuguesas é triste, a prontidão deixa muito a desejar, mas não misturem a falta de meios com o profissionalismo de quem deles trata. Os F-16 prontos podem ser poucos mas os que voam fazem-no em segurança. Quanto à informação que vem de dentro... acham mesmo que oficialmente alguém reconhece que os meios operacionais são muito poucos?
Anónimo porque, como militar, não devo comentar, mas... é difícil ouvir tanta asneira e ficar calado. »

Partilho inteiramente a sua opinião. É triste, mas é uma realidade com que temos de lidar. Não é por acaso a existência do fenómeno comummente conhecido como "troll" que tem (um) objetivo(s) bastante(s) claro(s). Enquanto houver, em nome de uma tal de "segurança" e também possivelmente pagos por todos nós, quem se preste a fazer o serviço, é sempre possível estarmos sujeitos ao baixo nível da "argumentação". Fica também assim exposto o caráter de certos indivíduos, seja pela inconsciência, seja pela falta de princípios.


Excluindo a hipótese do uso de clones, só restam os confiáveis filhos dos que se sentem incomodados.


As questões políticas estão sempre subjacentes, é inevitável, e devem ser encaradas com a mesma naturalidade como outro qualquer assunto. Espero que o que se esteja lá a fazer, seja tudo em prol de Portugal e não de naturais, ou não naturais, que não se identificam com a Sagrada Causa Nacional.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>