terça-feira, 4 de abril de 2023

C-390 MILLENNIUM COM CAPACIDADE OPERACIONAL COMPLETA NO BRASIL - atualizado com vídeo [M2394 - 26/2023]

Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e Bosco da Costa Junior    Foto: Embraer
A Embraer revelou em nota de imprensa no dia de ontem, 3 de Abril de 2023, que o C-390 Millennium recebeu o Certificado de Tipo Final, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa (Full Operacional Capability - FOC). 

Em cerimónia realizada na Unidade da Embraer em Gavião Peixoto, estado de São Paulo, com a presença do Alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), o documento foi Emitido pelo IFI (Instituto de Fomento Industrial), organização militar vinculada ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e o órgão responsável no Brasil pela certificação de aeronaves de uso militar. O certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada.

A entrega do Certificado de Tipo Final em Gavião Peixoto    Foto: Embraer
O documento confirma que a aeronave atingiu e/ou excedeu todos os requisitos definidos pela FAB, tendo assim alcançado a capacidade operacional completa do modelo.

Este certificado coloca o C-390 num seleto grupo de aeronaves no mundo”, referiu na ocasião Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “É um momento ímpar na história da Embraer. O C-390 está redefinindo o transporte aéreo militar e de reabastecimento, desafiando o pensamento por trás das plataformas atualmente disponíveis. As forças aéreas de todo o mundo estão focadas em otimizar a relação entre as suas necessidades operacionais e os seus orçamentos, e o C-390 é a aeronave certa para atender a esta equação.

Refira-se a propósito, que a eficiência e a taxa de disponibilidade do C-390 foram alguns dos critérios que levaram os Países Baixos a optar pelo modelo, em detrimento de aeronaves concorrentes.

Esse é o KC-390, a aeronave que materializa o verdadeiro significado da palavra 'perseverança'. Onde ela estiver, aí estará o Estado Brasileiro; aí estará a ordem e o progresso de uma nação que se alinha com a ideia de que o pleno desenvolvimento da democracia não pode prescindir da inviolável soberania. Finalizando, desejo que estes sentimentos de brasilidade e de orgulho, que ora experimentamos, aflorem, em cada cidadão, ao contemplar os céus e constatar que as 'asas que protegem e integram o país' e a Embraer rumam unidas no propósito de assegurar um futuro condizente com a estatura estratégica do nosso querido Brasil”, disse na cerimónia o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Foto: Embraer
No mesmo evento, a Embraer deu início ao processo de entrega à FAB da sexta unidade do C-390, primeira na configuração FOC, enquanto as restantes cinco células já entregues à FAB serão agora atualizadas para poderem operar com as capacidades completas. Todas as aeronaves exportadas poderão já ser entregues com estas capacidades.

Já o modelo adquirido por Portugal, terá ainda que realizar uma bateria de testes e certificações adicionais, em virtude de alguns dos equipamentos serem específicos para uso em ambiente NATO, antes de ser entregue à Força Aérea Portuguesa, para dar início à atividade operacional.

Atualização com vídeo




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>