quinta-feira, 30 de março de 2023

PORTUGAL E ROMÉNIA NO POLICIAMENTO AÉREO DO BÁLTICO [M2391 - 23/2023]

Parelha de F-16AM portugueses à chegada a Šiauliai      Foto via NATO Air Command

Realizou-se hoje, 30 de Março de 2023, na base aérea de Šiauliai na Lituânia, a cerimónia de mudança de forças no Policiamento Aéreo do Báltico, com as Forças Aérea Portuguesa e Romena a renderem Polónia e França.

Comandantes dos destacamentos francês, polaco, português e romeno   Foto: Šiauliai Air Base

O destacamento português, constituído por quatro F-16AM (n/c 15101, 05, 07 e 31) e cerca de 80 militares, será Nação Líder na Base Aérea de Šiauliai, enquanto a Roménia, igualmente com quatro F-16AM e contingente semelhante, será a nação Ampliadora de Força.

F-16AM da Força Aérea Portuguesa na cerimónia na Lituânia   Foto: Šiauliai Air Base 
A NATO iniciou o Policiamento Aéreo do Báltico após a adesão de Estónia, Letónia e Lituânia à Aliança Atlântica em 2004, com um destacamento de caças estacionado em Šiauliai em regime de rotação entre os diversos membros com capacidade para realizar a tarefa. Em resposta à invasão da Crimeia pela Rússia em 2014, a capacidade de Policiamento Aéreo foi aumentada com a adição de destacamentos na Estónia e na Polónia, igualmente em regime de rotação entre os aliados, como medida de tranquilização dos membros de Leste. Desde Fevereiro de 2022, a NATO aumentou ainda mais a sua postura defensiva, além do Policiamento Aéreo.

Esta será a a sexta vez que a Força Aérea Portuguesa contribui no Policiamento Aérea do Báltico (2007, 2014, 2016, 2018, 2021 e 2023), enquanto será a segunda por parte da Roménia. 

Destacamento romeno de F-16AM Šiauliai    Foto: Forţele Aeriene Române  

Para a Roménia será contudo a estreia em F-16, uma vez que a única vez que estiveram nestas funções, foi ainda em MiG-21 LanceR em 2007, quando por coincidência foram rendidos por F-16 portugueses em Šiauliai. As coincidências contudo não acabam aqui, uma vez que os F-16 MLU que agora equipam a Força Aérea Romena, já voaram com as cores portuguesas, antes da venda da frota ao país dos Cárpatos.

Cerimónia de entrega das ordens operacionais em Borcea, Roménia   Foto:Bogdan Pantilimon/EMFAR

"Como membros da Aliança, estamos determinados com os mesmos objetivos de promover a segurança e a estabilidade na região. A participação do destacamento romeno de F-16 na missão de Policiamento Aéreo aumentado nos estados bálticos demonstra o nosso compromisso com a abordagem de 360 ​​graus da NATO para defender os céus Aliados de oeste a leste e do mar Báltico ao mar Negro. Gostaria de enfatizar que os romenos encaram estas missões como uma oportunidade para melhorar a interoperabilidade e compartilhar experiências valiosas, especialmente quando envolvem parceiros tão experientes como os nossos aliados portugueses." referiu o coronel Cosmin Vlad, da Força Aérea Romena, por ocasião da cerimónia de entrega das ordens operacionais ao destacamento

Cerimónia de Entrega do Estandarte Nacional em Monte Real     Foto: FAP

Já o Comandante do Destacamento português, aquando da Cerimónia de Entrega do Estandarte Nacional e da Bandeira da Força Aérea à Força Nacional Destacada, realçou a responsabilidade acrescida que a FAP irá ter enquanto Lead Nation no BAP23, deixando claro os objetivos de que as cores de Portugal e da Força Aérea sejam honradas.

A missão terá a duração de quatro meses, estendendo-se portanto, até ao final de Julho, com rotação do contingente sensivelmente a meio do período.





0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>