sábado, 12 de dezembro de 2020

SUPER TUCANO PARA O TURQUEMENISTÃO VIA PORTUGAL [M2211 - 129/2020]

Os dois EMB-314 Super Tucano à partida em Recife, Brasil

Dois EMB-314E Super Tucano estão alegadamente em voo de entrega para a Força Aérea do Turquemenistão. As aeronaves deixaram as instalações da Embraer em S. José dos Campos no passado dia 9 de Dezembro de 2020, tendo realizado escala em Recife e Fernando de Noronha ainda no Brasil. 

Encontram-se agora em rota para a terceira etapa da viagem, que ligará Fernando de Noronha ao Sal em Cabo Verde. Devem depois passar por Portugal, onde realizarão escala em Alverca nos próximos dias, antes de prosseguir para a Ásia, à semelhança dos Super Tucano entregues às Filipinas em Setembro passado.

Os dois Super Tucano são apoiados na travessia do Atlântico pelo C-130M n/c FAB2477 da Força Aérea Brasileira.

C-130M Hercules n/c 2477         Foto de arquivo

A rota no FlightRadar24 do C-130M 2477 que prestou apoio aos dois Super Tucano do Turquemenistão na travessia entre Fernando de Noronha, Brasil e Sal, Cabo Verde


Apesar de fontes não oficiais darem como certo o destino dos dois Super Tucano ser o Turquemenistão, o negócio tem estado envolto em secretismo, não tendo sido confirmado até ao momento por nenhuma das partes. As aeronaves realizam o voo com matrículas brasileiras PT-ZHI e PT-ZHJ e símbolos ocultados. Não se sabe de igual modo, quantas aeronaves terão sido encomendadas.

Entretanto, em sentido inverso iniciou ontem 11 de Dezembro de 2020, o voo de regresso ao Brasil a partir de Alverca, o Super Tucano de demonstração (matrícula PT-ZTU) que esteve a voar em Portugal e foi avistado na base aérea de Monte Real Monte Real e no Campo de Tiro de Alcochete, onde alegadamente terá andado a realizar voos de avaliação pela FAP. Segundo a imprensa croata, a mesma aeronave esteve também em Outubro transato naquele país, a realizar igualmente voos com a Força Aérea local.

O C925M Persuader da FAB à descolagem da Praia, Cabo Verde     
Imagem: FlightRadar via Valter Andrade


O Super Tucano de demonstração foi apoiado na travessia do Atlântico no regresso ao Brasil, pelo C295M (SC-105 Amazonas na designação brasileira) n/c 6552 que tinha sido entregue à FAB em Sevilha no dia 9 de Dezembro.

Agradecimentos: Valter Andrade


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>