terça-feira, 8 de dezembro de 2020

MODERNIZAÇÃO DA FROTA C-130 HERCULES DA FAP [M2210 - 128/2020]

C-130 Hercules da FAP na OGMA        Foto: FAP

Tal como o Pássaro de Ferro recentemente noticiou, está em curso a modernização da frota de aeronaves C-130H da Força Aérea Portuguesa (FAP), integrada no programa europeu SESAR - Single European Sky ATM Research – , e cofinanciada por fundos europeus, que tem como objetivo adaptar quatro aeronaves, operadas pela Esquadra 501 - “Bisontes”, às exigências e regras dos céus Europeus.

C-130 Hercules n/c 16806 durante os trabalhos de modernização    Foto: FAP
A FAP partilhou hoje uma notícia com a atualização dos trabalhos em curso na OGMA, que permitirão à frota C-130 Hercules continuar a cumprir a sua missão em teatros nacionais e internacionais sem as limitações de navegação que a vinham afetando.

A mesma área do cockpit ante se depois da modernização     Foto: FAP
O projeto SESAR visa acomodar o aumento do volume de tráfego aéreo europeu, incrementar a segurança ao nível da circulação aérea, reduzir os custos com recurso a uma gestão mais eficiente de rotas de voo e subsequentemente minorar o impacto ambiental das operações aéreas.

Trabalhos na cabine de carga        Foto: FAP

Esta modernização, na frota C-130H, contempla alterações estruturais e uma significativa modificação nos sistemas aviónicos da aeronave, integrando um conjunto muito significativo de novos equipamentos, sistemas de navegação e comunicação, nomeadamente a instalação do glass cockpit Flight2 da Collins Aerospace.

O novo cockpit dos C-130 Hercules da Esquadra 501     Foto: FAP
A implementação do projeto envolve a participação da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A. e de equipas da Força Aérea e Autoridade Aeronáutica Nacional em domínios complementares como o design, integração, controlo e supervisão, bem como certificação da modificação.

Apesar da Esquadra 501 ir receber os novos KC-390 Millennium, a partir de 2023, está previsto operar os C-130 em simultâneo até pelo menos 2027.

VÍDEO:



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>