segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

F-14 AOS 50 [M2212 - 130/2020]

 

A 21 de Dezembro de 1970 voava pela primeira em Calverton, EUA,  o protótipo do caça naval F-14, tornado estrela de Hollywood no filme "Top Gun".

Desenvolvido pela Grumman para substituir o McDonnell Douglas F-4 Phantom II na proteção da frota da US Navy, e depois do falhanço do F-111B, viria a confirmar-se como uma plataforma de superioridade aérea sem paralelo, em grande parte devido ao seu poderoso radar AN/APG-71 aliado à capacidade de fogo proporcionada pelos mísseis AIM-54 Phoenix.

A sua carreira na US Navy terminaria em 2006, com um total de cinco vitórias em combate aéreo, obtidas contra aeronaves líbias e iraquianas em três confrontos distintos.

Contudo, onde viria a ter sucesso substancialmente superior, com um total de vitórias em combate aéreo superior a 130 abates, contra cinco aeronaves perdidas, seria ao serviço do Irão, o único operador externo aos EUA, e por isso também o único lugar no mundo onde ainda é possível vê-los em ação.

São raras fotos tiradas à noite, desses últimos exemplares de operacionais que aqui hoje partilhamos, em jeito de homenagem a um ícone da aviação, que chega ao meio século.





1 Comentários:

Corsário de Segunda disse...

Grande Avião! Fotos muito interessantes!
Temos de ir um destes dias lá fotografar ...

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>