quarta-feira, 21 de outubro de 2020

1º CURSO NO CENTRO DE TREINO TÁTICO DE HELICÓPTEROS EM SINTRA [M2192 - 110/2020]

Participantes do 4º Curso de Guerra Eletrónica da EDA em Sintra      Foto: FAP
 

O 4º Curso de Guerra Eletrónica da Agência Europeia de Defesa (EDA), que envolveu mais de uma dezena de participantes da Bélgica, Hungria, Itália, Portugal, Suécia e Ucrânia, teve lugar na Base Aérea nº1 (BA1) em Sintra, entre 5 e 16 de Outubro de 2020 . Foi o primeiro curso direcionado a tripulações de helicópteros, realizado nas novas instalações de formação da EDA, instaladas ao longo dos últimos quatro meses na BA1, e que acolherá também o futuro Centro Multinacional de Treino de Helicópteros (MHTC) até meados de 2023.

O curso de Guerra Eletrónica, que faz parte das diversas atividades de treino de helicópteros da EDA, permitiu aos participantes aprofundar os conhecimentos e especialidades sobre Guerra Eletrónica e a sua aplicação nos atuais teatros operacionais. De briefings sobre ameaças, a aulas de matemática, foram abordados uma série de tópicos, com o objetivo de aumentar o conhecimento dos formandos, que também tiveram a oportunidade de compartilhar experiências entre si, apesar das medidas cautelares estritas da Covid-19, postas em prática pela Força Aérea Portuguesa (FAP) e pelas autoridades de saúde do país.

Segundo a EDA, após meses de intensa preparação, o centro de formação de Sintra reúne todas as condições necessárias para a realização de uma formação de qualidade para os programas da EDA, Helicopter Exercise Program (HEP), Helicopter Tactics Course (HTC) e Helicopter Tactics Instructors Course (HTIC). 

O centro é constituído por um edifício de escritórios e salas de aula e um hangar, construído para acomodar um simulador avançado de missões de helicóptero. O simulador, de última geração, é composto por dois cockpits completos e cabines traseiras, permitindo o treino de todos os tripulantes, tanto pilotos como operadores de sistemas. Baseado na mais recente tecnologia de simulação, o dispositivo de treino possui software VBS4 integrado numa base de dados mundial, um modelo de voo muito realista e um EW Defense Suite (Sistema de Defesa de Guerra Eletrónica) completo, o que permitirá às tripulações melhorar e aumentar as capacidades táticas e conhecimentos, em qualquer tipo de ambiente físico ou tático.

As novas instalações de formação irão garantir a continuidade dos atuais programas da EDA até meados de 2023, altura em que serão integralmente entregues ao Centro Multinacional de Formação de Helicópteros (MHTC), também a ser sedeado em Sintra, que assumirá a gestão dos três programas de helicópteros da EDA. Segundo o ministro da Defesa João Gomes Cravinho referiu, em entrevista à revista da EDA em Julho transato, "Em relação ao quadro de pessoal, o MHTC terá dez cargos permanentes, além do pessoal temporário responsável pelos cursos académicos e simulador. Em princípio, a Força Aérea Portuguesa será responsável por cerca de 50% destes postos permanentes, com pessoal dedicado a tempo inteiro." O titular da pasta da Defesa do Governo português referiu ainda que, apesar da FAP não ter estado envolvida até ao momento nos programa HTIC, está sob consideração essa hipótese.

NH90 do Exército Alemão em Portugal no Hot Blade 2018

Gomes Cravinho adiantou na mesma ocasião, que Portugal irá organizar o exercício Hot Blade 2021, tendo já manifestado disponibilidade para organizar o mesmo exercício - do qual é já o organizador mais frequente - em 2024, 2027 e 2030.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>