quarta-feira, 17 de julho de 2019

CENTRO EUROPEU DE TREINO DE HELICÓPTEROS EM SINTRA [M2047 - 34/2019]

Imagem do exercício Hot Blade patrocinado pela EDA realizado em Portugal


Tal como o Pássaro de Ferro havia dado conta anteriormente, Portugal tinha uma candidatura bem encaminhada para receber o futuro centro europeu de treino dedicado às aeronaves de asa rotativa.
Apesar de correr praticamente sozinho numa primeira fase, uma candidatura da Alemanha ainda fez duvidar do destino do centro que irá centralizar o treino de tripulações de 17 países europeus. Ontem contudo, seria finalmente anunciada a decisão favorável à proposta nacional.
Antes disso, a Força Aérea Portuguesa organizou por quatro vezes o exercício "Hot Blade" direccionado também às asas rotativas e patrocinado pela mesma Agência Europeia de Defesa, que agora entrega o futuro Centro Multinacional de Treino de Helicópteros, ao nosso país.

No comunicado do Ministério da Defesa a propósito, pôde ler-se:

"O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, anunciou esta terça-feira 16 de Julho de 2019, que o Centro Multinacional de Treino de Helicópteros (MHTC, na sigla em inglês), vai ficar localizado em Portugal.  

“Estaremos efetivamente em condições de abrir esse centro de formação em Sintra em 2021”, afirmou o Ministro da Defesa numa conferência de imprensa conjunta com Jorge Domecq, Diretor-Executivo da Agência Europeia de Defesa (EDA), a quem “tive oportunidade de agradecer pelo trabalho que fez para criar as condições para que o centro de formação multinacional de helicópteros viesse para Portugal”.

O Centro Multinacional de Treino de Helicópteros, que vai ficar localizado na Base Aérea nº1 de Sintra, “é um centro de formação que eu creio que será de grande valor acrescentado para Sintra, para a Força Aérea, para o nosso país, como também para a formação de pilotos e tripulações de helicóptero dos países da União Europeia", afirmou João Gomes Cravinho, que estima a vinda, ao longo do ano, de “até uns 200 pilotos e membros de tripulações de helicópteros em formação permanente”, de pelo menos 17 países.

O Diretor-Executivo da EDA, Jorge Domecq afirmou-se entusiasmado com a escolha de Portugal, cuja candidatura era “a melhor e mais completa opção” e lembrou que “a origem deste programa está na EDA desde 2009” e procura “fornecer uma abordagem standard ao treino das diferentes equipas dos diferentes Estados-membros para operações”.

Com um investimento “na ordem dos quatro milhões de euros” do lado português, o Centro de Formação Multinacional de Helicópteros vai reunir na Base Aérea n.º 1, em Sintra, três polos que até agora estavam localizados em países diferentes: um para exercícios, outro de treino dos pilotos e ainda o de treino de tripulação."

Segundo o Ministério da Defesa mostraram interesse em integrar o MHTC, além de Portugal, a Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, República Checa, Reino Unido, Suécia, e ainda a Sérvia, Suíça e Ucrânia fora da União Europeia.
O MDN adiantou ainda que está também previsto um “centro de simuladores tácticos que permitirão uma formação com cenários de conflitos irregulares, guerra urbana, busca e salvamento”.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>