domingo, 9 de fevereiro de 2014

O DIA EM QUE UM P-3 IRANIANO FEZ UMA RAPADA A UM PORTA-AVIÕES AMERICANO (M1418 - 40PM/2014)

Foto: US Navy
Foto: US Navy
Foto: US Navy
Algures durante o verão de 2012, um P-3F da Força Aérea Iraniana sobrevoou a baixa altitude o porta-aviões USS Abraham Lincoln da Marinha dos EUA (US Navy), a navegar então no Golfo Pérsico.
A notícia foi sabida primeiro através de um sítio de internet iraniano, que mostrava inclusivamente fotos da ocorrência, tiradas a partir do P-3 iraniano. Mais tarde, a US Navy divulgaria também fotos tiradas a partir do porta-aviões e do piloto do F/A-18 que escoltou o P-3 para longe do Lincoln.

A partir das imagens e alguns depoimentos, foi possível reconstituir o sucedido:

Um dos quatro P-3F da década de 70, operados pelo Irão, aproximou-se do Abraham Lincoln a baixa altitude. A ação teve lugar em águas internacionais, onde tanto o grupo do porta-aviões, como o P-3 têm direito de poder estar.
Segundo um antigo piloto de P-3 americano, que analisou as  fotos, "o P-3 parece executar uma manobra conhecida como eight-point rig. A manobra destina-se a proporcionar uma série de fotos de oito perspetivas do encontro"(...) "Esta manobra usava-se regularmente sobre navios mercantes, para determinar o nome, porto de origem, bandeira, tipo de casco, convés de carga, rumo e velocidade, além de fotos, do navio".

Pelas fotos pode verificar-se que o P-3 parece evitar passar diretamente apontado ao Lincoln, traçando antes uma espécie de quadrado à sua volta, o que o ex-piloto de P-3 confirma: "é de propósito. A manobra destina-se a evitar uma aproximação ameaçadora relativamente ao navio, apesar de que sempre achei que a simples proximidade é ameaçadora para um navio militar".

Foto via Aerospacetalk.ir
Foto via Aerospacetalk.ir

O USS Abraham Lincoln enviou um F/A-18E Super Hornet para intercetar o P-3, quando este subiu a altitudes mais elevadas após as passagens baixas.
Destes instantes de contacto entre o Super Hornet e o P-3, há imagens de ambas as tripulações a fotografarem-se mutuamente.

Foto: US Navy
Foto: US Navy

Fonte: war is boring
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>