terça-feira, 18 de junho de 2013

RESGATE DO SERENA (M1042 - 171/PM2013)

O resgate foi efetuado em condições extremas

O alerta inicial, e  pedido de resgate, foi recebido no MRCC Lisboa, através de contacto telefónico satélite efetuado pelo veleiro em dificuldade, que devido a um violento golpe de mar danificou severamente parte da sua superestrutura, originando entrada de água e a perda de vários equipamentos de salvamento e sobrevivência existentes a bordo.
Foram de imediato desencadeados os procedimentos de resposta para prestar auxílio, através do MRCC Lisboa, o qual solicitou a cooperação do centro congénere em Espanha (MRCC MADRID) que no momento dispunha de meios de salvamento mais próximos do local do incidente. O MRCC MADRID assumiu a coordenação das ações de busca e salvamento pelas 16h00, empenhado um meio aéreo de asa fixa, um helicóptero, um navio de salvamento e um navio hospital. No entanto, devido a fatores meteorológicos adversos e a uma avaria da aeronave, as operações de salvamento através dos meios aéreos de Espanha foram cancelados pelas 18h00.

O veleiro "Serena" de bandeira finlandesa em apuros

Depois de retomada a coordenação da operação de salvamento pelo MRCC Lisboa o resgate dos 4 tripulantes foi realizado com sucesso por um helicóptero EH101 da Força Aérea Portuguesa,  pelas 22h35, em condições extremamente adversas, quer devido às condições de mar e vento que se faziam sentir no local, quer devido à complexidade do planeamento e coordenação da missão, dada a grande distância de costa em que se encontrava o veleiro, tendo sido ainda empregue uma aeronave C295, também da Força Aérea Portuguesa.
Os velejadores finlandeses foram transportados em situação estável para a Base Aérea do Montijo (BA6), onde aterraram pelas 03h40 na madrugada do dia 18 de Junho.

Fonte: Marinha
Fotos: Força Aérea

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>