segunda-feira, 15 de abril de 2013

AW169 REVELADO AO MUNDO (M952 - 103PM/2013)


Protótipo do AgustaWestland 169      Foto:AgustaWestland

A AgustaWestland apresentou oficialmente o último modelo de sua produção, o AW169 AAS. A presentação realizou-se numa cerimónia levada a cabo em Fort Worh, Txas, EUA, no forum e exposição da Associação de Aviação do Exército.
O AW169 é um helicóptero bimotor avançado, com capacidade para corresponder a todas as exigências do Exército dos EUA (US Army) em missões de Reconhecimento Armado, proporcionando novo design e nova tecnologia para os atuais e futuros campos de batalha.
Com dois motores melhorados PW210A preparados para operar em condições de grande altitude e altas temperaturas, o AW169 é capaz de  boas performances e elevada resistência, com elevada autonomia, conseguidas em grande parte também por um eficiente sistema de rotor principal.
O helicóptero pode ser equipado com um leque alargado de equipamentos, que permitem adaptá-lo às diversas funções a desempenhar.
As características do benjamim da AgustaWestland incluem ainda condições de segurança e sobrevivência avançadas e uma excelente relação custo/benefício.
A plataforma foi construída num sistema de "arquitetura livre", permitindo a compatibilidade com atuais e futuros equipamentos, garantindo potencial de desenvolvimento ao AW 169, para os anos vindouros.
 
AgustaWestland AW169 na apresentação do modelo em Fort Worth      Foto:AgustaWestland

O presidente da AgustaWestand para a América do Norte, Scott Retting referiu na ocasião que "estamos entusiasmados e orgulhosos de apresentar o AW169 (...) e acreditamos que estabelece um novo standard para os helicópteros de reconhecimento armado".
As tarefas incluídas no Reconhecimento Armado e para as quais o AW169 foi desenhado, incluem escolta aérea, comando e controlo, operações de segurança, operações de infiltração, aquisição de alvos e coordenação de controlo de fogo.

  Ilustração do AW169 com lança-rockets e metralhadora     Imagem: AgustaWestland

Para tal, o AW169 conta com os seguintes sistemas e capacidades: alta manobrabilidade, reserva de potência e uma estrutura tolerante a danos por acidente ou alvejamento. Múltiplas redundâncias de todos os sistemas críticos, excelente capacidade de operação com apenas um motor, transmissão com capacidade "run-dry" de 30 minutos, sistema auto-estanque de combustível em caso de despenhamento, célula e assentos anti-acidentes, trem de aterragem reforçado, blindagem reforçada para a tripulação, sistema de combustível e componentes essenciais, além dum sistema integrado de auto-defesa. O sistema de gestão de missão é totalmente integrado e baseado na tecnologia de última geração, incluindo aviónicos de baixo esforço/altos níveis de alerta situacional para um único piloto, com IFR e instrumentos compatíveis com visores noturnos (NVG), dispostos em três painéis multifunções (MFD), num conceito de glass cockpit. Os aviónicos incluem ainda um AFCS (Sistema Automático de Controlo de Voo) digital de 4 eixos, sistema de comunicações avançado e mira montada no capacete (Helmet Mounted Display). Os sistemas de armas incluem metralhadoras, lançadores de foguetes e mísseis ar-superfície.
Os baixos custos de manutenção anunciados, são conseguidos através da redução do número de componentes, quando comparado com sistemas mais antigos, fácil acessibilidade e ciclo de vida ampliado, para a maior parte dos componentes críticos, além de um sistema de diagnóstico de falhas avançado.
Os quatro protótipos ativos atingiram já as 200 horas de voo em apenas nove meses, estando anunciada a disponibilidade no mercado do AW169 para 2014.


Fonte:AgustaWestland
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>