![]() |
Dois dos três A-29N à partida em Recife |
O lote com os três primeiros A-29N Super Tucano (matrículas temporárias PT-CXA, PT-CYV e PT-CVN) destinados à Força Aérea Portuguesa, iniciou a travessia do Atlântico na manhã de hoje.
![]() |
PT-CXA em Recife Fotos: Felipe Aviation |
![]() |
PT-CYV em Recife Foto: José Ricardo Araújo |
As aeronaves encontravam-se em Recife, Brasil, desde o final da tarde de dia 25, dia em que iniciaram o voo ferry desde Gavião Peixoto, no estado de S. Paulo.
1st batch of 12 future Portuguese AF @embraer A-29N Super Tucano started ferry flight from Brazil 🇧🇷 to Portugal 🇵🇹where they will receive NATO equipment by @OGMA_PT before being deliverd to @fap_pt
— Paulo Mata (@ironbirdphotos) August 25, 2025
📷 Embraer pic.twitter.com/QFZ7464QsF
Apesar de ter chegado esta manhã (28 de agosto) a Recife um P-3C Orion (n/c 14807) da Esquadra 601, para apoiar os Super Tucano na travessia do Atlântico (comunicações, radar meteorológico, busca e salvamento, etc), estes descolaram previsivelmente rumo ao arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha, ainda sem a ajuda do quadrimotor, que a eles deverá juntar-se mais tarde.
![]() |
P-3C Orion dos Lobos em recife esta manhã Foto: Felipe Aviation |
Fazendo fé no que têm sido anteriores entregas e travessias do Super Tucano que impliquem voo transatlântico, a rota deverá incluir escala em Cabo Verde, antes de rumar a Portugal.
Uma dessas ocasiões foi a entrega dos Super Tucano às Filipinas em 2021, do qual o fabricante Embraer realizou um pequeno filme que abaixo apresentamos:
A chegada a Portugal do primeiros três, de um contrato para o fornecimento de 12 A-29N Super Tucano está prevista para dia 30 de agosto, quando serão entregues à OGMA, para instalação de equipamentos NATO, antes de finalmente serem incorporados na FAP.
Atualização 17h30 de 28 de agosto de 2025
Arrival of 1st batch of 3/12 future Portuguese AF @embraer A-29N Super Tucano at Fernando de Noronha 🇧🇷 for a stopover before crossing the Atlantic on their ferry flight to Portugal 🇵🇹
— Paulo Mata (@ironbirdphotos) August 28, 2025
📽️ YT channel @papacharliegolfTV pic.twitter.com/k01aSyNSN9
3 Comentários:
Achei curioso s falta de blindagem latetal que NAO e equipamento Nato mas sim para este modelo de A-29 (COIN) aguardemos pelo que se ira fazer nas ogma!
Também achei o mesmo, mas deve haver uma explicação ou foi para baixar o peso na viagem transatlântica😆
A blindagem lateral é amovível, como se pode verificar no avião PT-CXA e foi removida para o voo ferry http://www.passarodeferro.com/2025/07/primeiro-voo-do-29n-super-tucano-da-fap.html
Enviar um comentário