quinta-feira, 28 de agosto de 2025

A-29N SUPER TUCANO PARA A FAP INICIAM TRAVESSIA DO ATLÂNTICO (atualizado 23h00)


Dois dos três A-29N à partida em Recife

O lote com os três primeiros A-29N Super Tucano (matrículas temporárias PT-CXA, PT-CYV e PT-CVN) destinados à Força Aérea Portuguesa, iniciou a travessia do Atlântico na manhã de hoje.

PT-CXA em Recife       Fotos: Felipe Aviation

PT-CYV em Recife      Foto: José Ricardo Araújo

As aeronaves encontravam-se em Recife, Brasil, desde o final da tarde de dia 25, dia em que iniciaram o voo ferry desde Gavião Peixoto, no estado de S. Paulo.

Apesar de ter chegado esta manhã (28 de agosto) a Recife um P-3C Orion (n/c 14807) da Esquadra 601, para apoiar os  Super Tucano na travessia do Atlântico (comunicações, radar meteorológico, busca e salvamento, etc), estes descolaram previsivelmente rumo ao arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha, ainda sem a ajuda do quadrimotor, que a eles deverá juntar-se mais tarde.

P-3C Orion dos Lobos em recife esta manhã   Foto: Felipe Aviation

Fazendo fé no que têm sido anteriores entregas e travessias do Super Tucano que impliquem voo transatlântico, a rota deverá incluir escala em Cabo Verde, antes de rumar a Portugal.

Uma dessas ocasiões foi a entrega dos Super Tucano às Filipinas em 2021, do qual o fabricante Embraer realizou um pequeno filme que abaixo apresentamos:

A chegada a Portugal do  primeiros três, de um contrato para o fornecimento de 12 A-29N Super Tucano está prevista para dia 30 de agosto, quando serão entregues à OGMA, para instalação de equipamentos NATO, antes de finalmente serem incorporados na FAP.

Atualização 17h30 de 28 de agosto de 2025

Vídeo da chegada das três aeronaves a Fernando de Noronha

Trio de A-29N Super Tucano em Fernando de Noronha

Foto: Canal Youtube  Papa Charlie Golf TV



Agradecimentos: Valter Andrade, José Ricardo Araújo; Felipe Aviation ;
Papa Charlie Golf TV e André Luiz 



3 Comentários:

Anónimo disse...

Achei curioso s falta de blindagem latetal que NAO e equipamento Nato mas sim para este modelo de A-29 (COIN) aguardemos pelo que se ira fazer nas ogma!

Anónimo disse...

Também achei o mesmo, mas deve haver uma explicação ou foi para baixar o peso na viagem transatlântica😆

Paulo Mata disse...

A blindagem lateral é amovível, como se pode verificar no avião PT-CXA e foi removida para o voo ferry http://www.passarodeferro.com/2025/07/primeiro-voo-do-29n-super-tucano-da-fap.html

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>