domingo, 7 de maio de 2023

20 INTERCEPÇÕES EM 5 SEMANAS NO BÁLTICO [M2402 - 34/2023]

F-16AM da FAP durante a intercepção a um Ilyushin Il-20M de vigilância electrónica e dois caças SU-27 russos    Foto: FAP
 

Os F-16 das Esquadras 201 e 301 da Força Aérea Portuguesa (FAP), já interceptaram 20 aeronaves desde o início do destacamento na Lituânia.

Portugal assumiu no dia 1 de abril e por quatro meses, o policiamento do espaço aéreo do Báltico como Nação Responsável (Lead Nation), com um contingente de aproximadamente 85 militares e quatro aeronaves F-16M , a operar a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia.

Desde então o alerta foi accionado por dez vezes "para intercetar aeronaves militares em trânsito no espaço aéreo internacional ao largo da costa dos Estados Bálticos. Nessas missões foram intercetadas e identificadas aproximadamente 20 aeronaves russas de vários tipos, incluindo aeronaves de transporte, caças e aeronaves de coleta de informações.", segundo revelou a FAP em notícia no seu sítio de internet. 

A notícia explica ainda que "os caças são ativados sempre que uma aeronave que sobrevoe o espaço aéreo internacional próximo das fronteiras da NATO não respeite as regras de tráfego aéreo, nomeadamente a apresentação da rota que pretende executar, o estabelecimento de comunicações com as entidades de controlo de tráfego aéreo e/ou o envio de um sinal de transponder."




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>