quarta-feira, 21 de setembro de 2022

FORÇA NACIONAL DESTACADA TREINA COM UNIDADE DE AVIAÇÃO TUNISINA NA RCA [M2343 - 58/2022]

AB-205 da Unidade de Aviação Tunisina    Foto: EMGFA

O Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA) portuguesas divulgou recentemente na rede social Facebook, imagens do treino de Apoio Aéreo Próximo (Close Air Support - CAS), realizado pela Força de Reação Rápida da 11.ª Força Nacional Destacada (11FND) na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), em parceria com a Unidade de Aviação Tunisina.


Fotos: EMGFA

O treino realizado no dia 7 de setembro, consistiu em operar aeronaves de combate de asa rotativa, existentes neste teatro de operações, a partir de uma posição avançada no terreno, em franca proximidade com forças inimigas e integrando o armamento aéreo, agilizando a coordenação entre os meios aéreos e os meios terrestres, cumprindo as técnicas, táticas e procedimentos em vigor na Componente Militar da MINUSCA.

Fotos: EMGFA

A Força de Reação Rápida (QRF) portuguesa empregou, no treino, um pelotão incluindo uma equipa médica e uma equipa de manutenção, bem como os dois Controladores Aéreos Táticos da Força Aérea Portuguesa, que trabalharam em conjunto com dois helicópteros AB-205 da Unidade de Aviação Tunisina.

Controlador Aéreo Tático da Força Aérea Portuguesa à esquerda na foto  Foto: EMGFA

Ainda segundo o EMGFA, no final do treino, que permitiu testar os padrões de prontidão e de operacionalidade, "foi notória a satisfação e reconhecimento do excelente desempenho de ambas as partes pela sinergia obtida, saindo reforçada a confiança mútua para a utilização deste tipo de apoio aéreo em futuras operações."

Foto: EMGFA

A 11 FND participou no treino com um pelotão de atiradores, uma equipa médica e uma equipa de manutenção, com o objetivo de treinar as técnicas, táticas e procedimentos entre os meios aéreos e terrestres, em vigor na Componente Militar da MINUSCA.

As Forças Nacionais Destacadas na MINUSCA têm até ao momento disposto de meios aéreos próprios, tendo por isso que ser apoiadas por meios de outros países.  

Já a Lei de Programação Militar de 2019 tinha prevista uma verba de 53M EUR para a aquisição de helicópteros de evacuação, compra que contudo nunca se veio a concretizar. Segundo o Secretário de Estado da Defesa, Marco Capitão Ferreira, quando inquirido em Conselho de Defesa Nacional a 20 de julho, pelo deputado João Dias do PCP, sobre o ponto de situação da compra deste equipamento, respondeu que "o mercado não está neste momento em condições de responder aos prazos e requisitos" embora acrescentado que "a Força Aérea está a reajustar e a reavaliar" a situação.

O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, revelou contudo recentemente, a ambição de adquirir "aeronaves a hélice para poder operar em teatros africanos"




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>