terça-feira, 20 de setembro de 2022

NOVO SISTEMA DE REABASTECIMENTO EM VOO PARA O KC-390 [M2342 - 57/2022]

KC-390 com sistema flying boom da USAF    Ilustração: Embraer

A Embraer S.A. e a L3Harris Technologies anunciaram ontem, 19 de setembro de 2022, uma parceria para o desenvolvimento do “Agile Tanker”, uma opção de reabastecimento aéreo tático ágil para atender às diretrizes operacionais da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e aos requisitos da Força Conjunta, especialmente para ambientes disputados, segundo anunciaram as empresas em comunicado de imprensa.

A intenção é expandir as capacidades de reabastecimento do avião KC-390 Millennium da Embraer, nomeadamente com a integração de um sistema de reabastecimento conhecido como flying boom (sistema de lança e recetáculo), além de sistemas de missão, para permitir localização distribuída e apoio a operações em áreas disputadas, bem como comunicação resiliente de acordo com os requisitos JADC2 (comando e controlo conjunto para todos os domínios).

Os estrategas da Força Aérea dos Estados Unidos estabeleceram que a realização da visão de emprego ágil em combate (Agile Combat Employment) exigirá plataformas de reabastecimento otimizadas para apoiar uma abordagem desagregada de domínio aéreo em ambientes disputado”, disse Christopher E. Kubasik, Presidente e CEO da L3Harris. “A colaboração com a Embraer para desenvolver e integrar novas capacidades à aeronave multimissão KC-390 fornece uma solução económica e de rápida implementação, que incorpora a nossa reconhecida abordagem disruptiva.

Segundo a Embraer, os melhoramentos complementarão as atuais capacidades de reabastecimento da aeronave, que incluem o sistema do tipo “sonda e cesto” de velocidade variável, a capacidade de receber combustível em voo, além de descolagem e aterragem em pistas curtas e não-preparadas, permitindo assim uma maior cobertura da área de missão.

Sistema probe & drogue em uso entre dois KC-390    Foto: Embraer

Sistema probe & drogue usado com os F-5EM da FAB       Foto: FAB

Continuamos buscando parcerias significativas e estratégicas que gerem novos desenvolvimentos e ampliem o alcance de mercado do KC-390 Millennium”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Nossa aeronave está chamando a atenção das forças aéreas em todo o mundo, e estamos particularmente entusiasmados com esta oportunidade de combinar a plataforma e os sistemas de última geração da Embraer com as soluções de missão da L3Harris para atender às diretrizes operacionais da Força Aérea dos Estados Unidos.

Para atender aos requisitos da legislação dos Estados Unidos (“Buy American Act”), as partes estudam a produção do programa “Agile Tanker” com montagem final nos EUA, seguida de modernização e preparação para a missão no centro de modificação da L3Harris em Waco, no Texas.

O KC-390 Millennium, já em operação pela Força Aérea Brasileira (FAB) e adquirido também pela Força Aérea Portuguesa (FAP) está equipado até ao momento apenas com o sistema probe & drogue (sonda e cesto), que não é compatível com a generalidade das aeronaves da USAF, nomeadamente com o F-16 (também em uso na FAP), ou mesmo o F-35A, o caça de 5ª Geração adquirido já por 13 países, e em perspetiva de muitos mais, por todo o mundo.

A implementação do sistema flying boom no KC-390 abriria por isso consideravelmente, o mercado potencial da aeronave, para clientes que não necessitem ou não possam ter os grandes e dispendiosos aviões-tanque disponíveis no mercado atualmente com este sistema, nomeadamente os A330MRTT ou KC-46.

Não é claro para já contudo, até que ponto as aeronaves com o sistema flying boom manterão intactas as capacidades de carga da versão inicial.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>