segunda-feira, 30 de novembro de 2020

PLANESPOTTING NO FEMININO - [M2209 - 127/2020]


Nas redondezas da Base Aérea de Kleine-Brogel, na Bélgica, é frequente encontrarem-se muitos planespotters, de máquinas de fotografar em punho, "disparando" às movimentações que ocorrem naquela unidade aérea, sobretudo aos F-16 belgas, mas não só, conforme atestam as imagens.
De entre esses spotters mais ou menos habituais, destaca-se Sara Martens. Não é frequente ver mulheres a dedicarem-se a uma atividade que por regra é masculina, mas a exceção confirma (e bem) a regra.
O Pássaro de Ferro agradece à Sara a disponibilidade para apresentar e divulgar algumas das suas excelentes fotografias, obtidas em diversas deslocações às imediações da base.




Sara Martens, é uma spotter belga. Nasceu em Neerpelt, uma pequena vila próxima da Base Aérea de Kleine Brogel. Cresceu com o som quase permanente de aeronaves militares em seu redor. Mas, segundo refere, "nunca fiz nada com essa proximidade!"
A da altura da sua vida, mudou-se para Hechtel. E, aí, assistiu uma vez aos ensaios  do "Sanicole Airshow". "Foi aí que se deu o 'clic'!", confidenciou - "Não precisei de sair de casa para ver o espetáculo!"
Inicialmente começou a tirar fotos com uma câmara de bolso Sony. Depois passou a uma Sony Alpha 58, com uma lente 55-300 mm, que comprou em 2015 para tirar fotos dos seus filhos, na altura ainda pequenos.
Em fevereiro de 2019 tornou-se membro de um grupo de Facebook de Spotters KB (Kleine Brogel). 
É aí que tudo começa mais a sério. Com muito orgulho, refere, postou as suas primeiras fotografias no grupo mas, alude - "Eram horríveis! Eu não sabia nada sobre minha máquina de fotografar! Então, para dar a volta por cima, comecei a praticar. E da prática saiu do controle. Quase todos os dias eu ia para as imediações de KB e no dia 13 de outubro de 2019 abri a minha própria página do Facebook: ‘Sara - Spotting Kleine Brogel’."







Posteriormente, a Sara adquiriu uma nova câmara fotográfica com lentes muito maiores. Uma Nikon D7500 com uma lente de 300-500 mm. 
Recentemente e com muito mais experiência, comprou um novo corpo. Uma Nikon Z6II. 






Refere, em jeito de remate - "Mas a prática nunca vai acabar! E a paixão pela fotografia dos aviões também não!"


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>