quinta-feira, 15 de outubro de 2020

OGMA ENTREGA MAIS UM F-16 DESTINADO À ROMÉNIA [M2191 - 109/2020]

O  F-16 n/c 15141 pertence ao segundo lote vendido por Portugal à Roménia    Foto: OGMA

A OGMA anunciou através da rede social Twitter a entrega à Força Aérea Portuguesa no passado dia 8 de Outubro de 2020, de mais um F-16 destinado à Roménia.

De facto, após ter sido submetida a manutenção, para a colocar de acordo com os standards contratuais e receber o esquema de camuflagem da Força Aérea Romena, a célula com registo FAP 15141 (ex-USAF 82-0975) foi captada pelo programa de radar virtual ADSB Exchange com o callsign "VLAD50", no trajecto entre as instalações da OGMA em Alverca e a Base Aérea Nº5, em Monte Real.

Screenshot do programa ADSB Exchange via LP-ADSB



A Roménia adquiriu um segundo lote de F-16 da Força Aérea Portuguesa compreendendo cinco células monolugares, duas das quais foram já entregues em Agosto do corrente. O 15141 (que deverá receber a matrícula 1617 na FA Romena) fará parte da segunda remessa juntamente com o 15122, a entregar à Roménia no final de Outubro ou início de Novembro de 2020, segundo informação prestada pelo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho. O último do lote (FAP n/c 15134) será entregue já em 2021.

Dos cinco caças da FAP agora vendidos, três serão repostos por células ex-USAF a modernizar igualmente na OGMA, levando o número final da frota portuguesa para 28 (24 monolugar e quatro bilugar).




3 Comentários:

Pedro disse...

Era bom que a FAP pudesse fazer o upgrade dos nossos F-16 para a versão V

JOEL disse...

V block 70

Júlio Augusto da Silva Pereira disse...

Não tenho a noção do valor que tal upgrade pudesse custar ao erário público, sinceramente, desculpem este meu parecer, e valeria a pena, tal investimento? De facto a FAP tem em mãos uma situação pouco favorável em mãos. Os nossos parceiros MLU estão a optar pelo F-35, aparelho extremamente caro e, daí não saber qual a nossa posição dentro do Grupo. Não temos hipótese de libertar verbas para tal aparelho e, desejaria francamente que o mesmo não viesse a equipar a FAP, veria com muito gosto que o próximo equipamento, substituto do F-16, fosse o F-22. Amigos este é o meu parecer muito franco.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>