terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

LYNX MODERNIZADO DA MARINHA PORTUGUESA JÁ VOA [M2098 – 16/2020]

Foto: Marinha Portuguesa


O primeiro dos cinco helicópteros Lynx Mk.95 da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, submetido a trabalhos de modernização, realizou em Yeovil, Reino Unido, o primeiro voo de experiência, no passado dia 14 de Fevereiro de 2020.

Foto: Marinha Portuguesa

Em operação pela Marinha Portuguesa desde 1993, a frota Lynx Mk.95 atingiu em 2015 a condição de meia-vida, tendo sido assinado um contrato no dia 21 de julho de 2016 com a Leonardo (ex-AgustaWestland, fabricante do modelo) com o objectivo da modernização dos helicópteros, tendo sido iniciados os trabalhos em Setembro do mesmo ano.

Os cinco helicópteros estão a ser sujeitos a trabalhos de modificação estrutural decorrentes da instalação de novos motores LHTEC CTS800-4N em substituição dos Rolls Royce Gem 42. Na área dos aviónicos encontram-se a ser efectuados upgrades aos sistemas de ajudas e navegação, sendo introduzidos sistemas actualizados de navegação inercial.

Foto: Marinha Portuguesa

No âmbito destas intervenções, decorrem ainda trabalhos de substituição do painel de instrumentos, para o conceito de glass cockpit, com três ecrãs multifunções e do guincho de salvamento hidráulico, por um guincho eléctrico de maior fiabilidade, bem como a instalação de um sistema de amortecimento de vibrações do rotor principal.



O primeiro helicóptero modernizado (n/c 19204) tem chegada prevista a Portugal para o final do primeiro semestre deste ano. O modelo passará a designar-se Lynx Mk.95A.






0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>