quinta-feira, 4 de julho de 2019

ROMÉNIA COMPRA NOVO LOTE DE F-16 A PORTUGAL [M2043 -30/2019]

F-16AM do primeiro lote vendido por Portugal à Roménia

O ministro da Defesa romeno Gabriel Les, anunciou ontem 3 de Julho de 2019, a compra de um novo lote de cinco células F-16 a Portugal. Em conferência de imprensa Gabriel Les referiu:

"O Parlamento romeno aprovou ontem, conforme exigido por lei para uma aquisição superior a 100M EUR, o início do procedimento do Ministério da Defesa para a adjudicação do contrato de aquisição de um pacote de cinco aeronaves ao Governo Português e, claro, o pacote de bens e serviços ao Governo dos EUA. 
Serão cinco aviões para completar a nossa Esquadra [de F-16]. Ficará completa quando tivermos todos os 17, quando [os novos cinco] se juntarem aos doze que possuímos actualmente. As novas aeronaves, quando recebidas terão a mesma configuração que as que temos, de modo a possuirmos uma capacidade uniformizada".

Este desenvolvimento confirma a notícia que avançámos em Abril passado, dando conta das negociações entre os dois países. Isto significará portanto, que a frota da Força Aérea Portuguesa irá ficar com um número final de 28 F-16 (25 monolugar e 3 bilugar), sendo modernizadas na OGMA  três células adicionais às duas actualmente em acabamentos.

Sobre o lote a alienar, sabe-se apenas que se trata de quatro F-16AM (monolugar) e um F-16BM (bilugar), com o sistema operativo Tape 5.2R. Aos Estados Unidos deverão ser adquiridas peças sobressalentes, equipamento electrónico e armamento, necessários para o uso operacional dos caças.

Não há ainda data para rubricar o contrato, nem tão-pouco datas definidas para a entrega das aeronaves, ou mesmo o valor final do negócio.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>