quinta-feira, 4 de julho de 2019

67 ANOS DA FORÇA AÉREA - FESTIVAL AÉREO NA BA5 [Crónica] (M2042 -29/2019)


No passado sábado fui até Monte Real, literalmente e como diz a cantiga, arrastei a namorada com o refrão: anda comigo ver os aviões… e ela veio e, acho, deve ter tirado mais fotografias que eu, e melhores!
Longe vai o tempo dos festivais aéreos de casa cheia de aviões e exibições aéreas de cortar a respiração, muitos e diferentes aparelhos na estática, diversas exibições de performance e de patrulhas aéreas, seriam por certo tempos de vacas mais anafadas - o de 1995 veio-me logo à memória, aliás um clássico, em que esteve sol no dia de treinos e no dia do festival … choveu. Típico!  




Desta vez, ainda que até ao início da tarde o tempo estivesse um bocado cinzentão, o vento acabou por empurrar as nuvens e, depois do voo de treino dos Yakstars a coisa compôs-se. Com muita pena minha, pois tenho a mania que sou fotógrafo, continuamos (CAVFA inclusive) a não ter outra forma de fotografar nos festivais aéreos nacionais que não seja na contra-luz, mas isso não fez esmorecer a afficción, nem a "populaça", que da parte da tarde encheu o tarmac de cor, narizes no ar e pelo menos um telemóvel por cabeça a fazer grandes fotos, selfies, vídeos e a fazer live streams para todos os que ficaram em casa.




A Força Aérea Portuguesa, como as demais, não faz festivais aéreos para se exibir, outrossim para lembrar a todos os contribuintes o que muito bem sabe fazer, e ao mesmo, faz dos festivais cartão de visita, para todos os que aspiram um dia ser Dédalos e Ícaros e servir o país na Força Aérea.
Da muita afficción que encontrei por lá, amigos sobretudo, ainda que denotassem alguma saudade de tempos idos, todos ficaram agradavelmente surpreendidos com as exibições de belíssima qualidade, nacionais e estrangeiras, e do pouco que deixaram escapar entre dentes, sentiram todos, e eu também, a falta das cores Nacionais representadas em patrulhas acrobáticas. Ainda assim, o orgulho nacional cheio, diria mesmo a transbordar, ao podermos ver e quase tocar os troféus Silver Tiger e Tiger Spirit, patentes no hangar principal, para que todos os pudessem admirar, um orgulho que os aguerridos Jaguares trouxeram para casa.





O espaço da exposição estática e serviços de apoio estava todo ele muito bem organizado para nos receber, mas carecia de representações de todas as esquadras de voo e todos os tipos de aeronave, bem como de todas as unidades e sub-unidades o que, facilmente se percebe, porque já estava a FAP a fazer um esforço significativo, em Viseu, onde se centram este ano as comemorações do seu aniversário.
As exibições, embora me tenha parecido ter alguns intervalos excessivos na fita de tempo, foi toda ela muito interessante, e longa, pois eram sete da tarde e ainda estava a decorrer a exibição dos rapazes da casa, Falcões e Jaguares, com os seus estridentes pássaros metalóides!
Fico na esperança que para o ano que vem, a Força Aérea Portuguesa possa, porventura, aliar à realização do NATO Tiger Meet 2020, o seu 68º Aniversário, numa realização semelhante às de 1987, 1996 e 2002. Eu ainda não sei quando é e até já marquei férias!



De entre as muitas fotos que eu e outros fizemos, deixamo-vos aqui com um sortido rico de fotos desse dia, entre  elas uma foto especial.
Não fui o autor desta foto, de um dos tripulantes do EH-101 da Esquadra 751, um Operador de Sistemas. A foto não tem a melhor definição mas, acredito consigam ver o que vou tentar dizer por palavras.




Olhei para a foto e fiquei logo extasiado com a expressão do olhar deste homem, o olhar não está ali, saiu dali, saiu daquele espaço e daquele tempo, saltou fora, o seu olhar parece ter uma luz própria, única, está lá longe, no éter. Por momentos fez-me lembrar uma foto que fiz de um recuperador que conheci numa missão, mas que não ilustra tão bem quanto esta o consegue. Na altura escrevi: «Dédalo, uma espécie de anjo, que desce do céu ao nosso encontro para nos trazer a nossa própria vida...».   







A Força Aérea Portuguesa é também isto, uma certa luminosidade no olhar de Dédalos e Ícaros, que são igualmente aguerridos «Para que outros vivam» como o são em «Guerra ou Paz tanto nos faz».

A Força Aérea Portuguesa são as Pessoas, a Missão e o Motto: Ex Mero Motu!

Parabéns e Viva a Força Aérea Portuguesa!!!               


Nota: O autor escreve na grafia antiga por opção.
         

Texto: Rui "A7" Ferreira
Fotografia: Rui "A7" Ferreira e Paulo "OneShootland" Fernandes


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>