sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

KC-390 ATINGE CAPACIDADE OPERACIONAL INICIAL (M1940 - 77/2017)

Embraer KC-390

A Embraer declarou no passado dia 20 de Dezembro de 2017, ter o modelo KC-390 atingido as capacidades iniciais requeridas pela Força Aérea Brasileira (FAB), para a aceitação das primeiras unidades de série. Isto significa na prática, que a Capacidade Operacional Inicial (IOC), ficou assegurada.

“É com grande satisfação que anunciamos o atingimento deste marco importante para o Programa KC-390”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A campanha de certificação tem avançado conforme o planejado e os testes realizados tiveram grande sucesso, comprovando a maturidade da aeronave e confirmando o desempenho e as capacidades previstas”.

O  KC-390 obteve assim um Certificado de Tipo provisório atribuído pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil brasileira) comprovativo da adequação do modelo aos requisitos de aeronaves da categoria de transporte.

As duas primeiras de um total de 30 unidades, serão entregues à FAB durante 2018, esperando-se ainda durante o mesmo ano receber o Certificado de Tipo final. Entretanto, testes adicionais serão realizados, principalmente relacionados com as capacidades militares do aparelho, incluindo reabastecimento aéreo e largada de carga em voo, entre outros, antes de ser declarada a Capacidade Operacional Final.

Até à data, os dois protótipos voaram mais de 1500 horas, desde o voo inaugural a 3 de Fevereiro de 2015, acumulando mais de 40.000 horas de testes em laboratório. A campanha de testes estruturais está quase terminada, faltando apenas completar o teste de fadiga estrutural em escala real.

O incidente com um teste em voo ocorrido em Outubro passado, não terá aparentemente comprometido a calendarização do programa, tal como então anunciado pela Embraer.

O Estado português oficializou em Julho transacto, o interesse na aquisição de cinco a seis KC-390, apoio logístico e um simulador de voo , sendo então a intenção de obter a IOC na Força Aérea Portuguesa até ao final de 2021. Não é contudo conhecido até ao momento o resultado das negociações então encetadas com o fabricante.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>