quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O INCIDENTE COM O KC-390 - actualizado 10/11/2017 (M1936 - 73/2017)

Protótipo do Embraer KC-390

Durante um voo de teste a 12 de Outubro de 2017, com o protótipo do KC-390 de matrícula PT-ZNF, ocorreu um incidente com queda abrupta da aeronave em voo, sobre o qual o fabricante Embraer emitiu o seguinte comunicado:

Um protótipo do avião de transporte multimissão KC-390 realizou na manhã de quinta-feira, 12 de outubro, ensaios em voo para situação de estol, que resultam em perda de altitude da aeronave, devido à diminuição da força de sustentação, como parte da campanha de testes para certificação.

Em razão das manobras efetuadas e seguindo os protocolos estabelecidos, a tripulação solicitou retorno antecipado à base, pousando normalmente no aeródromo da companhia em Gavião Peixoto (SP) onde a campanha de ensaios é realizada.

A entrada em serviço do KC-390 está prevista para acontecer em 2018, conforme o cronograma do programa. Atualmente, dois protótipos do KC-390 somam mais de 1.300 horas de voo.

Apesar deste comunicado, em vários sítios de internet brasileiros dedicados à aviação, bem como nas redes sociais, circularam desde então versões, que davam conta de uma situação mais gravosa, que teria alegadamente envolvido danos estruturais na aeronave bem como danos físicos nos tripulantes, devido ao excesso de forças G.

Relativamente à perda de altitude, a aplicação informática FlightRadar permitiu confirmar imediatamente a queda dos 20.000 pés para abaixo dos 3000, chegando a ter uma velocidade vertical de 30.976 ppm (!), mas os restantes dados permaneceram alvo de especulação.

Fonte: The Aviationist

Apenas ontem, 9 de Novembro de 2017 e após o artigo da revista brasileira Aero Magazine, citando uma fonte interna ao projecto não revelada, foi possível confirmar mais dados acerca do incidente de 12 de Outubro.
Segundo o testemunho de um alegado engenheiro envolvido no programa, ao realizar o teste de qualidade de voo em situação de baixa velocidade com formação de gelo nas superfícies horizontais (situação que implica um elevado ângulo de ataque – ângulo entre a direcção do movimento e o eixo longitudinal da aeronave) ter-se-á desprendido um dos equipamentos de monitorização dos testes, que ao deslocar-se subitamente para a parte de trás, originaria o deslocamento súbito do centro de gravidade, num avião já numa situação de voo limite, o que teria originado a perda de controlo da aeronave e consequente perda de altitude.

Após a publicação desta versão, a Embraer confirmaria parte da informação: "o protótipo 001 da aeronave de transporte e reabastecimento Embraer KC-390 experimentou um evento além do limite planejado no teste de uma das várias configurações experimentadas durante um voo de teste de certificação para avaliar as qualidades de voo em baixa velocidade com simulação de formação de gelo".
Ainda segundo as explicações dadas pela Embraer à Aero Magazine, a aeronave regressou às condições normais de voo “realizando os procedimentos de recuperação recomendados”, mas as características e duração das manobras resultaram numa perda substancial da altitude, excedendo os limites operacionais, tanto de velocidade como factor de carga [NR: forças G]. A Embraer acrescentou ainda que "todos os sistemas da aeronave se comportaram conforme o esperado durante todo o voo".

Actualização 10/11/2017

A causas do incidente estão a ser investigadas desde a ocorrência, refutando o fabricante a versão da variação brusca do centro de gravidade, ou deficiência nos comandos de voo fly-by-wire. Em esclarecimentos ao site de aviação brasileiro CAVOK, a Embraer pormenorizou que os únicos equipamentos adicionais a bordo eram racks de aviónicos e sistemas de avaliação do teste, que se moveram em consequência da queda e não o contrário. Relativamente a uma eventual falha do sistema fly-by-wire, justificou tal ser impossível, dado o mesmo estar desactivado - em modo Direct Law  - para a realização do teste.
A empresa brasileira esclareceu também que não houve feridos entre a tripulação, ao contrário dos rumores que têm circulado.

Apesar da causa não estar ainda apurada, as inspecções realizadas permitiram verificar que a estrutura principal do aparelho não foi afectada, apesar de existirem danos em "algumas carenagens externas e janelas de inspecção” que “precisarão ser reparadas antes que a aeronave retorne aos voos".
Dado que o protótipo 002 do KC-390 - que esteve em Portugal no Verão de 2017 (matrícula PT-ZNJ), realizou vários voos desde a data do incidente, nada indica que haja suspeitas de que a causa tenha a ver com um problema da frota, sendo mais provável que esteja relacionado com as condições daquele voo em concreto.

A fase de testes de qualquer aeronave é extremamente complexa e envolve riscos necessários para determinar e estabelecer os limites de operação segura do aparelho, bem como as manobras a adoptar nas várias situações que se podem apresentar ao longo da vida e utilização do modelo.
Conforme descrevemos, terá sido numa dessas situações, em que estava em avaliação o comportamento do KC-390, que ocorreu o incidente.

A Embraer continua a afirmar que o programa de certificação do modelo não foi afectado e a entrada a serviço da Força Aérea Brasileira com a entrega da primeira aeronave de série, se mantém para 2018, como previsto.

Portugal oficializou o interesse na aquisição de 5 a 6 aeronaves KC-390 a 27 de Julho de 2017, constituindo então um grupo de trabalho para realizar as negociações com o fabricante, com vista a estabelecer as condições de aquisição. Ficou então estabelecida a data de 31 de Outubro de 2017 como limite para a apresentação do relatório, mas não se conhecem até ao momento as conclusões.
A intenção então expressa, era a de atingir a Capacidade Inicial de Operação na Força Aérea portuguesa, até ao final de 2021.






0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>