terça-feira, 22 de agosto de 2017

HELIS DA MARINHA DE REGRESSO À NATO E COM MODERNIZAÇÃO EM MARCHA (M1917 - 54/2017)

Fragata NRP D. Francisco de Almeida com Lynx Mk.95 a bordo

A fragata NRP D. Francisco de Almeida da Marinha de Guerra Portuguesa, integra desde 6 de Agosto a Força Naval Permanente da NATO (Standing NATO Maritime Group 1 - SNMG1), que está de prontidão para a condução de variadas missões em diferentes teatros de operações.

A força é agora comandada pelo Comodoro norueguês Peter Kammerhuber na fragata HNoMS Otto Sverdrup. Além do NRP D. Francisco de Almeida integram ainda a frota a fragata HMCS Charlottetown (Canadá) e o navio abastecedor FGS Rhoen (Alemanha).

HNoMS Otto Sverdrup e NRP D. Francisco de Almeida        Foto: Marinha Portuguesa

A bordo da D. Francisco de Almeida segue o destacamento "Vader Flight" da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha (EHM) com o Lynx Mk.95 n/c19203, além de duas equipas do Pelotão de Abordagem dos Fuzileiros, num total de 188 elementos incluindo a guarnição do navio.

Até 6 de Dezembro da fragata comandada pelo Capitão-de-fragata João Pedro Monteiro Silva , irá participar em vários exercícios internacionais e qualquer operação de responsabilidade da NATO que seja atribuída ao SNMG1

Vídeo da entrada da D. Francisco de Almeida no porto de Leith (Edimburgo)


De partida para Plymouth no Reino Unido está também a fragata NRP Corte-Real, para participar no intenso treino operacional Flag Officer Sea Training (FOST) da Royal Navy, com vista a realizar o processo de certificação para integrar o SNMG1 no ano de 2018. Este treino inclui todo o espectro de ambientes das operações navais, em especial a defesa contra ataques terroristas executados a partir do mar. A bordo, o Lynx do destacamento "Red Bull" da EHM.

Lynx Mk.95 da EHM

Entretanto, o primeiro (n/c 19204) dos cinco helicópteros da frota da EHM iniciou já o processo de modernização nas instalações da Leonardo em Yeovil (Reino Unido), que incluirá a substituição dos motores Rolls Royce Gem 42 pelos LHTEC CTS800-4N, novo glass cockpit com três ecrãs multifunções, novo sistema de navegação e novo guincho de salvamento, elevando as células ao padrão Mk.95A. Até ao final do ano de 2017, uma segunda célula (n/c 19201) deverá iniciar igualmente os trabalhos de modernização.


0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>