quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

F-35 DOS PAÍSES BAIXOS JÁ VOA (M1332 - 393PM/2013)

A partida para o histórico voo que marca o início das operações com os F-35 na RNLAF   Foto: Samuel King Jr./USAF

O primeiro F-35A Lightning II dos Países Baixos descolou de Eglin ontem, 18 de dezembro de 2013, pilotado pelo Maj. Laurens Vijge da Royal Netherlands Air Force (RNLAF). Os Países Baixos tornam-se assim o segundo parceiro internacional dos EUA a operar o JSF, depois do Reino Unido.

O Maj. Laurens Vijge antes do voo    Foto: Samuel King Jr./USAF
Após 210 horas de treino teórico e 13 voos de simulador, o piloto subiu finalmente ao cockpit do primeiro F-35 das cores da Casa de Orange. No regresso do voo as suas impressões não podiam ser melhores: "o caça manobra-se muito bem e é muito fácil de pilotar - de facto, é até mais fácil de pilotar do que no simulador" comentou. "Não poderia estar melhor preparado  para este voo e só tenho a agradecer a dedicação de todos os que trabalham no Centro Académico de Treino do F-35".

Um dos dois F-35 dos Países Baixos estacionado em Eglin, Flórida     Foto: Samuel King Jr./USAF

Os Países Baixos têm atualmente dois F-35 estacionados em Eglin, onde continuarão a treinar pilotos para o Treino Operacional e Avaliação (OT&E) da aeronave, que iniciará em 2015. Pilotos e pessoal de terra da RNLAF estão integrados  no 58º FS da USAF.

Finalmente o tão esperado momento de subir ao cockpit dum F-35    Foto: Samuel King Jr./USAF

O Maj Vijge, piloto experiente em F-16, com mais de 2500 horas de voo no modelo, não escondeu o entusiasmo pelo feito realizado: "Foi incrível: não só o meu primeiro voo em F-35 aconteceu no primeiro avião da RNLAF, como tive oportunidade de realizar este voo histórico com o TCor Mathew Renbarger (Cdt do 58ºFS) como meu asa", acrescentando depois num tom mais sério: " foi fantástico começar este dia, sabendo que muita gente nos EUA e nos Países Baixos trabalharam muito para que isto pudesse acontecer".

A primeira descolagem dum F-35 da RNLAF pilotado por um piloto próprio    Foto: Samuel King Jr./USAF

O programa F-35 completou  já 7400 voos num total 11.600 horas, até à data. Mais de 3200 voos e 4250 horas foram realizadas a partir de Eglin, durante os últimos dois anos.

 Vídeo:

 
Fonte: USAF
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>