quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

BRASIL PEDE CAÇA "TAMPÃO" À SAAB (M1333 - 394PM/2013)

Saab JAS 39 Gripen C

O Brasil vai pedir à empresa sueca Saab, fornecedora dos futuros caças da FAB, que sejam fornecidos alguns aviões enquanto os novos modelos não chegam.

O "tampão" seria um Gripen da geração atual, o modelo C/D. O Brasil anunciou ontem que irá comprar, por 4500M USD, 36 Gripen NG, a nova geração do avião.
O problema é que os aviões só começam a chegar, se o contrato for assinado até o fim de 2014, algures em 2016 (NR: o prazo provável de entrega é de 4 anos, pelo que a data correta deverá ser 2017/2018). Enquanto isso, o Brasil só terá à sua disposição para defesa aérea antigos caças F-5 modernizados, já que os Mirage-2000 em uso hoje serão desativados no dia 31 (de dezembro).

Os Mirage, 12 ao total, já eram uma solução provisória encontrada pela FAB em 2005, quando foram aposentados os antigos Mirage-IIIEBR, com mais de 30 anos de uso. Usados, tiveram a sua vida útil esticada ao máximo.

Em 2005, os suecos chegaram a oferecer Gripens usados como "tampão". A expectativa por isso, é de que o pedido do Brasil seja aceite. Os F-5 terão de ser recolocados para Anápolis, onde fica o GDA (Grupo de Defesa Aérea), responsável por proteger Brasília de ameaças.

Fonte: Folha de S.Paulo
Adaptação: Pássaro de Ferro


1 Comentários:

Antonio Gomes disse...

Que esses Gripens usados não demorem muito a chegar!...

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>