quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

INCIDENTE ENTRE NAVIOS DE GUERRA AMERICANOS E CHINESES (M1331 - 392PM/2013)

Ainda não totalmente operacional, o porta-aviões chinês Liaoning já causa incidentes

Um navio de guerra chinês esteve perigosamente perto de um outro americano, durante um tenso incidente no Sul do Mar da China, no início do mês de dezembro.
O USS Cowpens, um cruzador  de mísseis de cruzeiro, foi forçado a manobrar para evitar a colisão com um navio chinês que se atravessou na sua rota e parou.
O navio pertencente ao grupo do porta-aviões chinês Liaoning  chegou a estar a menos de 500 m do cruzador americano.
Segundo fontes não reveladas da US Navy, o incidente aconteceu em águas internacionais, a 5 de dezembro.

A situação acabaria por ser resolvida através de comunicação direta entre a ponte de comando de ambos os navios de guerra.

Esta zona do globo tem estado especialmente tensa, desde que a China declarou as ilhas Diaoyu pertencendo à sua Zona Económica Exclusiva, com uma zona de Defesa Aérea associada, entretanto violada pelos EUA, que não reconhecem a soberania reclamada por Pequim.

O incidente foi já confirmado também pelo lado chinês e a imprensa chinesa relatou o sucedido, acusando o navio americano de  perseguir o grupo do Liaoning. Já o Ministério da Defesa chinês tentou acalmar as águas, tirando dramatismo ao incidente e referindo a propósito que "ambas as partes desejam reforçar a comunicação e manter uma estreita coordenação, envidando esforços para conservar a paz e a estabilidade regionais."





0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>