segunda-feira, 13 de maio de 2013

ALPHA JET CANADIANOS E F-16 ROMENOS - AGUIAR-BRANCO EM ENTREVISTA (M991 - 133PM/2013)

Alpha Jet com cores canadianas no horizonte?

Em entrevista prestada à Antena 1, transmitida na manhã de hoje, o Ministro da Defesa Aguiar-Branco falou sobre vários temas quentes das Forças Armadas, como sejam os cortes no orçamento das Forças Armadas e o aumento da idade de passagem à Reserva dos militares.

Relativamente à Força Aérea, reafirmou o avançado estado das negociações da venda de um lote de F-16 modernizados em Portugal, à Roménia, com data definitiva para fechar o negócio marcada para junho próximo, tal como o Pássaro de Ferro informou oportunamente em abril passado. Pela primeira vez, foi confirmada a intenção de aquisição de um total de 12 células F-16 por parte do país dos Cárpatos, que está ainda em consideração por parte do executivo de Lisboa, em conjunto com um grupo de trabalho do Estado Maior da Força Aérea. Ficou também confirmada a inclusão do treino de pilotos romenos e manutenção no pacote em negociação.

Falou ainda pela primeira vez sobre as boas perspetivas da instalação duma escola privada canadiana de aviação de caça na Base Aérea de Beja, cujas negociações são consideradas "suficientemente sérias" podendo vir a ser uma possibilidade real para  o futuro do treino de pilotos de caça nacionais, agora que o interesse dos sul-coreanos com os T-50 se esfumou. 

A possibilidade da Força Aérea participar mais ativamente no combate aos incêndios florestais, foi ainda aflorada, referindo então Aguiar-Branco a propósito, que tal implicará um programa de ajustamento a cinco anos.

Entrevista completa: Antena 1


2 Comentários:

Miguel Marques disse...

Escola de aviação de Caça? Expliquem-me lá essa?

mjpaiva disse...

Um povo que não se sabe defender será sempre derrotado... como diz o outro: "ajoelhou? vai ter que rezar"

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>