domingo, 10 de março de 2013

SUPER TUCANO NOS EUA - A SAGA CONTINUA (M906 - 70PM/2013)

A-29 Super Tucano  Foto:Embraer
 
Como numa má sequela de um filme Hollywood, o argumento é algo repetitivo. Os intervenientes repetem os mesmos gags e as falas tornam-se previsíveis. É o que está a acontecer com o concurso para a aquisição de uma aeronave de ataque leve (LAS) pela Força Aérea dos EUA (USAF).
Depois de ter perdido por duas vezes o concurso com a aeronave AT-6 Texan II, a Hawker Beechcraft prepara-se para para apresentar novo protesto formal pela decisão do grupo de avaliação do concurso.
Quando há pouco mais de uma semana atrás escrevemos no Pássaro de Ferro "a "novela" para aquisição da LAS parece ter finalmente chegado ao fim", tivemos razão em usar contenção nas palavras e não dar o facto como adquirido definitivamente.
A Hawker Beechcraft justifica fundamentalmente a sua (nova) recalmação, no preço cerca de 40% inferior ao das aeronaves concorrentes (A-29 Super Tucano), que é contudo apenas um dos itens em avaliação pelo grupo de avaliação, grupo este distinto do que efetuou a avaliação do primeiro concurso em 2011.
Nos restantes critérios contudo (capacidade para a missão e histórico de desempenho) o A-29 da Embraer/Sierra Nevada foi considerado superior, tendo sido especialmente valorizado o facto de ser uma aeronave atualmente em uso operacional e já com longo historial de uso em combate, ao contrário do concorrente.
 
O adiamento por tempo indeterminado de uma decisão final, vem agravar ainda mais o atraso na aquisição da LAS para a USAF, que se dizia já em 2011 pecar por tardia.
 
Uma saga para continuar a seguir. Com ceticismo.
 
 
 
Agradecimentos ao Cavok.br.com pela sugestão
Adaptação: Pássaro de Ferro

 

1 Comentários:

Anónimo disse...

O a-29 é mais caro pq é 40% mais avião que o T-6, hahahaha

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>