quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ÍNDIA VAI FABRICAR HELICÓPTEROS RUSSOS (M807 - 55AL72012)

 KA-226T russo, igual ao que será produzido na Índia. Foto: Russian Helicopters

Durante a recente visita do presidente russo Vladimir Putin à Índia, a Russian Helicopters, uma subsidiária da Oboronprom, também ela parte da Russian Technologies State Corporation, assinaram em Nova Deli um acordo para a construção na Índia de uma unidade de fabrico e montagem de modelos de helicópteros russos, nomeadamente helicópteros das séries Ka e Mi.A joint venture terá capacidade para produzir os helicópteros, incluindo montagem, bem como  todos os procedimentos anteriores aos testes de voo e, obviamente, os testes de voo.  
Espera-se também que aí tenha início a produção de componentes para o helicóptero multirole Ka-226T.
"A Índia é um parceiro tradicional da Russian Helicopters. A criação de uma empresa conjunta russo-indiana assinala uma nova etapa e também uma continuação lógica dos nossos esforços conjuntos tendo em vista a crescente demanda por modelos de helicópteros russos", aludiu Dmitry Petrov, CEO da Russian Helicopters.Ainda de acordo com as declarações de Petrov, a joint venture vai ajudar a impulsionar o desenvolvimento da indústria aeroespacial na Índia e estabelecer a aplicação eficaz de avançada tecnologia de "marca" russa. Também fomentará a formação de engenheiros e know-how indianos e promover o desenvolvimento de pessoal altamente qualificado em toda a cadeia de produção.Além disso, a empresa será elegível para implementar projetos de compensação em concursos diversos na Índia, onde os helicópteros
russos estão envolvidos.
A passagem de Vladimir Putin pela Índia resultou na assinatura de um conjunto de documentos que visam reforçar a cooperação técnico-militar entre a Rússia e a Índia, inclusive na fabricação destes helicópteros. A Índia é um comprador tradicional de aeronaves da Rússia, como já aqui se aludiu em anteriores edições aqui no Pássaro de Ferro e atualmente dispõe atualmente de uma frota de 280 helicópteros de fabrico russo.
Estas movimentações político-diplomáticas, ainda que (nem sempre) observáveis fora de um contexto meramente militar, são o reflexo das inevitáveis marcações de terreno por parte de potências e potências emergentes. Esta "colagem" Russa à Índia, seguramente que não passa ao lado da presença próxima da China, assim como não será alheia às alianças estratégicas dos EUA com a Coreia de Sul e até com o Japão, a presença próxima do Paquistão (com quem a Índia mantém tensão militar quase permanente) e ao facto de os EUA serem um tradicional fornecedor de material militar a este país.

Ainda durante o mesmo encontro oficial, foi ainda anunciada a aquisição pela Índia de 71 novos helicópteros Mi-17V-5 e 42 caças Su-30MKI, num valor total de 2900M USD.

Portanto, estamos perante uma certa ideia de estabelecimento de equilíbrios militares na zona, fazendo continuação da "tradição" histórica de alianças militares convenientes de parte a parte.
Estas plataformas serão, espera-se, o fiel da balança no que toca à manutenção de um clima de estabilidade na zona, muito embora assentes em "demasiada pólvora", digamos, a fazer lembrar os tempos da Guerra Fria, agora em regiões mais quentes.


Fonte: Russian Helicopters/Adaptação: Pássaro de Ferro
 

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>