sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ENTREGA OFICIAL DO ÚLTIMO P-3C CUP+ ORION (M795 - PM145/2012)

Lockheed P-3C CUP+ Orion da Força Aérea

Em cerimónia celebrada hoje 14 de dezembro, na Base Aérea nº11 em Beja e presidida pelo Ministro da Defesa José Aguiar-Branco, foi oficialmente recebida a quinta e última unidade P-3C CUP+ Orion.
A aeronave agora entregue à Esquadra 601 - Lobos, que tem como missões o patrulhamento marítimo contra meios de superfície e sub-superfície e a busca e salvamento, entre outras, encerra o programa de modernização de que foram alvo as cinco células compradas em segunda mão à Holanda em 2005, nas versões P-3C CUP CG e Update II.5
Com a versão P-3C CUP+ o país passou a contar com uma plataforma ao nível do que de melhor e mais atual existe no mundo para este tipo de missões, bem como a inclusão de novas e melhoradas capacidades.
O Ministro da Defesa Dr. Aguiar-Branco e o CEMFA Gen. Pinheiro         Foto: Ministério da Defesa
As duas primeiras unidades foram modernizadas pela Lockheed nos EUA, enquanto as três restantes foram atualizadas na OGMA em Alverca, em mais uma prova da confiança do fabricante americano, na capacidade técnica da indústria aeronáutica portuguesa.
De recordar que decorre ainda o programa de modernização da frota F-16, igualmente um produto da Lcokheed Martin, a ser levado a cabo na OGMA e Força Aérea.
A OGMA presta ainda serviços de manutenção nos aviões de carga C-130 Hercules da Lockheed.

Para mais pormenores acerca da plataforma de armas P-3C CUP+ consultar o artigo de 2010 no Arquivo de Imprensa do Pássaro de Ferro:



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>