sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O ÚLTIMO VOO DO OCU (M462-2PM/2011)




Na passada terça-feira, colocou-se definitivamente um ponto final na carreira da frota de F-16 OCU ao serviço da Força Aérea Portuguesa
Apesar do último voo operacional de um OCU ter sido já há alguns meses atrás, a aeronave de matrícula 15119 aguardava pacientemente em Monte Real por vaga para entrar na cadeia de montagem na OGMA, onde será transformada na versão MLU.
Pelas 13:10h do dia 18 de Janeiro de 2011, descolou rumo a Alverca, não sem antes dar uma última volta de despedida a quem o acompanhou e colocou a voar durante mais de 16 anos.
Coincidentemente, o 15119, um F-16B, foi o primeiro avião da frota OCU adquirida ao abrigo do acordo Peace Atlantis I,  a tocar chão luso, em 8 de Julho de 1994. 
Foi agora o último dessa frota a voar também, numa curiosa simetria do tempo histórico.

4 Comentários:

Anónimo disse...

A última foto é muito boa e diz tudo!

Anónimo disse...

Sendo uma boa notícia, esta do último voo de um OCU, não deixo de sentir uma certa nostalgia e saudade...

Anónimo disse...

apesar de tudo queiram desculpar mas nao concordo...
o capitulo OCU so deve ser considerado encerrado segundo as ultimas expectativas lá para o proximo mes de Abril 2011 com a provavel movimentaçao de LPMR para a OGMA da "ultima" aeronave OCU da PoAF... 15120

Paulo Mata disse...

Muito obrigado pelos simpáticos comentários.
Quanto ao facto de ainda faltar o 20, devo lembrar que esse já está inoperacional há bastante tempo, está desmontado e irá por terra, pelo que o último OCU a voar (tema do artigo) foi de facto o 19.
Cumprimentos a todos!

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>