domingo, 8 de janeiro de 2023

2022 EM DOZE IMAGENS [M2370 - 02/2023]

Ainda o ano de 2022 mal tinha começado e já a Real Força Aérea Norueguesa realizava a última missão operacional da sua frota de F-16, tornando-se assim o primeiro país a retirar de serviço o venerável "Viper" (se excetuarmos o caso italiano que alugou a frota por cerca de 10 anos). O Pássaro de Ferro esteve na base aérea de Bodø e registou esse momento para a história, a 6 de Janeiro.

No final de Janeiro, a Força Aérea Portuguesa destacou quatro F-16M para o policiamento aéreo da Islândia, que realizaram escala em Lossiemouth, na Escócia, onde os captámos antes da partida para Keflavique.

Já em Maio, realizou-se o NATO Tiger Meet 2022 em Araxos, Grécia, que sucedeu o NTM21 em Portugal. E se o exercício em Beja, no ano anterior, ainda sofreu bastantes ausências devido à pandemia de Covid, o NTM22 sofreria igualmente, mas com os efeitos colaterais da guerra na Ucrânia, iniciada em Fevereiro, e que colocou muitas condicionantes operacionais às esquadras da NATO e parceiros. A Esquadra 3/30 Lorraine, do Armée de l'Air venceria o prémio para a melhor pintura, numa evocação ao filme "300" num dos seus Rafale F3, e num piscar de olho à história dos anfitriões.

Com o aliviar da pandemia de Covid-19, regressaram os eventos públicos e os dias de Base Aberta da Força Aérea Portuguesa. A primeira realizou-se na Base Aérea nº6 (Montijo) no dia 5 de Junho, e por entre outras demonstrações, contou com um Lynx Mk.95A da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, também de regresso, após trabalhos de modernização.

Junho prosseguiu com a realização do exercício internacional ETAP-T22, de treino de aviões de transporte, a partir de Beja, mas com acção em vários aeródromos do país, incluindo Mogadouro, onde captámos este C-130J-30 Super Hercules da Royal Air Force, em aproximação à pista.

Ainda em Junho, mas na Turquia, realizámos a cobertura do exercício Anatolian Eagle em Konya, no qual marcaram presença, entre vários outras frotas mais ou menos "exóticas", dois Su-25 do Azerbaijão, aqui vistos à descolagem.

A 3 de Julho regressaram os grandes festivais aéreos a Portugal, com a comemoração do 70º aniversário da Força Aérea na Base Aérea nº11 em Beja. Entre outras exibições de grande valor, nomeadamente do F-16 belga e da patrulha Frecce Tricolor, esteve o vistoso Typhoon FGR4 da Royal Air Force, que "semeou" nuvens pelos céus alentejanos.

No dia 8 de Setembro foi apresentada em Sintra uma magnífica réplica de um SPAD 7C, caça francês da I Guerra Mundial, em que voaram aviadores do Corpo Expedicionário Português, estando a réplica do Museu do Ar pintada a bombordo com o número e insígnia do piloto Lello Portela e de Sousa Maya a estibordo.

Mais vistoso ainda que o Typhoon britânico, só o F-16 dinamarquês, que abrilhantou o dia de base aberta na BA5, em Monte Real, a 18 de Setembro, realizando uma exibição "de encher o olho", na célula decorada com a pintura comemorativa dos 800 anos da bandeira daquele país escandinavo.

Em Outubro deslocámo-nos até Mont-de-Marsan no sudoeste de França, para realizar a cobertura do exercício VOLFA 22, no qual participaram quatro F-16M das Esquadras 201 e 301 da FAP. Um dos Rafale da "casa" envergava ainda a pintura comemorativa dos 80 anos da Esquadra de Caça Normandie-Niémen, do Armée de l'Air, que tinha aliás já estado presente no exercício Real Thaw 2022 em Beja, em Junho e Julho pretéritos.

Aos 19 dias do mesmo mês de Outubro, de volta a Beja, foi a apresentação do primeiro avião KC-390 Millennium destinado à Força Aérea Portuguesa, naquela que será a sua futura base. No final da mesma semana, o avião regressaria contudo ao Brasil, às instalações da Embraer, para prosseguir com o programa de testes e certificações. O regresso a Portugal, acontecerá durante o ano de 2023, para completar certificações e entrega oficial à FAP.

O ano terminou com a passagem de uma parelha de F-16 da FAP pelas capitais de distrito de Portugal continental a 31 de Dezembro, tendo o Pássaro de Ferro captado o momento do sobrevoo à torre da Universidade de Coimbra.
 



1 Comentários:

Anónimo disse...

Excelente!
5513

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>