segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

DELEGAÇÃO CHECA EM BEJA PELO C-390 [M2371 - 03/2023]

Notar a bandeira da Chéquia junto à porta de um dos protótipos KC-390, relativa à participação do país no projecto liderado pela Embraer

A Força Aérea Portuguesa noticiou a visita de uma delegação do Ministério da Defesa da República Checa, com vista a conhecer o projecto português do avião KC-390.

Segundo a mesma notícia, publicada no sítio de internet do EMFA, a visita decorreu na Base Aérea N.º 11, em Beja, no passado dia 17 de Janeiro, e contemplou a partilha de experiências relativas à implementação do novo sistema de armas KC-390, bem como a visita às instalações recentemente inauguradas naquela Unidade e que vão servir a nova aeronave. 

Delegação checa com pessoal da FAP na BA11       Foto: João Espinho/FAP

De notar que a República Checa é um dos países participantes na construção do C-390, produzindo peças para o aparelho na Aero Vodochody, nomeadamente a secção traseira da fuselagem e rampa de carga. O país demonstrou também intenção de comprar dois aviões, através da assinatura de uma Letter of Intent em 2010, mas não concretizou por enquanto a encomenda.


O Estado Português adquiriu cinco aeronaves KC-390 Millennium e um simulador à Embraer, através de contrato assinado a 22 de Agosto de 2019, tendo a primeira aeronave portuguesa sido apresentada também em Beja, a 19 de Outubro de 2022. A FAP diz esperar receber o primeiro avião até ao final do corrente ano.

Além do Brasil (19 unidades) e Portugal (5 unidades), Hungria (2 unidades) e Países Baixos (5 unidades) são as encomendas do C-390 presentemente asseguradas.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>