terça-feira, 30 de agosto de 2022

SEIS BLACK HAWK PARA A FORÇA AÉREA PORTUGUESA - em actualização [M2332 - 47/2022]

UH-60 Black Hawk        Foto: Arista Aviation

A Força Aérea Portuguesa deu conta em comunicado na tarde de hoje, 30 de Agosto de 2022, da aquisição de "seis helicópteros bombardeiros médios, Sikorsky UH-60 Black Hawk, através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março, com o intuito de integrar os meios próprios do Estado no combate aos incêndios rurais."

O mesmo comunicado informa ainda que o contrato para aquisição dos novos meios foi assinado no passado dia 12 de agosto, com a empresa adjudicatária Arista Aviation Services, LLC, que inclui "o fornecimento de material e ferramentas, apoio técnico de manutenção até 2026 e formação para seis pilotos e 21 mecânicos.

Os encargos previstos no contrato estão repartidos pelo fornecimento dos helicópteros UH-60A (35M EUR); formação de seis pilotos, entre os quais dois instrutores (1M EUR); formação de mecânicos (0,5M EUR) e manutenção programada (6M EUR), perfazendo um total de cerca de 43M EUR, consideravelmente abaixo dos 57,8M EUR de preço base do concurso.

Esta aquisição é financiada em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e faz parte do plano de equipamento da Força Aérea Portuguesa com meios aéreos próprios para o combate a incêndios rurais anunciado em Março de 2021.

Além dos seis helicópteros médios agora adquiridos, está prevista a aquisição de outros seis, mas ligeiros, dos quais dois estão já encomendados. O concurso para os restantes quatro ligeiros, publicado em Dezembro de 2021, não obteve contudo propostas.

O helicóptero UH-60 Black Hawk permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros e respetivo equipamento, com uma autonomia, com largada de água, de cerca de 150 minutos. Possui a capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada.

De acordo com o contrato, o modelo a fornecer pela Arista será o UH-60A e a entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para o 1.º trimestre de 2023, com as restantes células a chegarem até 2025.

Notícia actualizada às 11h40 de 31/08/2022



6 Comentários:

Anónimo disse...

Boa aquisicao....heli multi funcao....com provas dadas....faz muita falta a Portugal e aos Portugueses ....no caso combate aos incendios.
Pode tambem ser usado para transporte e evacuacao medica....

Anónimo disse...

Não há hipótese de ficar caladinho e sossegadinho ao quentinho. Não há, mesmo! Rezo para que todos os novos "Millenium" sejam todos da versão "k". Os milagres podem acontecer. O que vale é que isto tá tudo para ir "ás favas". Tou farto de aturar desgarradas de domingo á tarde! É por isso que o meu gato já me responde quando o repasto não lhe "cheira". Até aqui há boas novas! Nada como assistir a uma boa pega de caras para elevar o moral.

Anónimo disse...

Peço desculpa por me ter esquecido de escrever "Olé".

Anónimo disse...

De acordo

Anónimo disse...

😂😂

AGP disse...

Não entendo a escolha de helicópteros norte-americanos. A não ser que tenham sido adquiridos com base em FMS.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>