sexta-feira, 6 de novembro de 2020

GOVERNO ANTECIPA PAGAMENTO DE KC-390 [M2199 - 117/2020]

Protótipo do KC-390 Millennium em formação com F-16AM da Força Aérea Portuguesa
 

Foi hoje publicada em Diário de República a Resolução de Conselho de Ministros de 29 de Outubro de 2020, que "Autoriza o reescalonamento dos encargos com a aquisição de cinco aeronaves KC-390 e de um simulador de voo ao consórcio constituído pela Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A., para os anos de 2020 e 2021."

Segundo o mesmo documento, "verifica-se atualmente uma antecipação, em cerca de 180 dias, de uma das metas contratuais relativas ao fabrico da primeira aeronave (Estação de Montagem Estrutural - AC1), inicialmente prevista para março de 2021 e que ocorrerá já em outubro de 2020".

Tal como o ministro da Defesa joão Gomes Cravinho teve oportunidade de explicar na Comissão de Defesa Nacional já no dia 2 de Novembro, a antecipação do pagamento permite uma poupança "na ordem dos 3,5M EUR". Deste valor, 1,4M EUR são referentes à não revisão de preços prevista em contrato, caso o pagamento fosse executado apenas em Março de 2021, enquanto os restantes 2,4M EUR são conseguidos devido à taxa de câmbio actualmente favorável, relativamente à definida em contrato.

O Estado Português assinou contrato de aquisição de cinco aeronaves KC-390 e de um simulador de voo ao consórcio constituído pela Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A., com os respetivos serviços de sustentação logística e ainda com a aquisição dos sistemas de guerra eletrónica, tendo sido o contrato celebrado a 22 de agosto de 2019, tornando-se o primeiro cliente externo da aeronave de transporte brasileira, que contou também com participação significativa portuguesa no programa de desenvolvimento e actualmente na construção.

A frota KC-390 Millennium irá substituir gradualmente os C-130H Hercules da Esquadra 501 da Força Aérea Portuguesa, a partir de 2023 até 2027, ao ritmo de uma aeronave por ano.




0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>