quinta-feira, 12 de novembro de 2020

FRAGATA NRP CORTE-REAL EMBARCA LYNX ALEMÃO [M2203 - 121/2020]



A fragata Corte-Real embarcou esta semana uma aeronave Lynx MK88 da Marinha alemã e respetivo destacamento, constituído por 19 militares alemães, segundo pode ler-se em comunicado da Marinha Portuguesa.

​​​Esta cooperação pioneira entre as duas Marinhas, assenta na partilha de experiências e procedimentos inerentes à operação de duas plataformas distintas, permitindo alavancar a capacidade de atuação combinada das duas Marinhas, no quadro da Aliança Atlântica e do reforço e da segurança marítima europeia.


É a primeira vez que uma fragata portuguesa embarca um destacamento de helicópteros estrangeiro, tendo-se iniciado os preparativos para a concretização desta cooperação em meados de 2019, que incluíram conversações e visitas técnicas ao NRP Corte-Real. 


O destacamento de helicópteros alemão permanecerá integrado na fragata Corte-Real, como meio orgânico, até ao mês de dezembro, quando está previsto a embarcação portuguesa, navio-almirante na Força ​Naval Permanente da NATO, navegar nas águas frias do Mar da Noruega e a Norte do círculo polar Ártico. 

A frota de Lynx da Marinha Portuguesa, integrada há 25 anos nas fragatas da classe Vasco da Gama e há 11 anos nas fragatas da Classe Bartolomeu Dias, está em processo de modernização na Leonardo Helicopters (Reino Unido), prevendo-se que chegue a curto prazo a primeira aeronave modernizada, sobre a qual incidirá o processo de qualificação de pessoal e redefinição de procedimentos operacionais.

Fotos: Marinha Portuguesa


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>