terça-feira, 26 de maio de 2020

RÚSSIA COLOCA CAÇAS NA LÍBIA [M2142 - 60/2020]

MiG-29 sem marcações alegadamente em trânsito para a Líbia      Foto: US Africa Command

O US Africa Command (Comando Militar dos EUA para África) revelou hoje imagens de caças  MiG-29 e Su-24, alegadamente russos em rota para a Líbia. Segundo o comunicado de imprensa acompanhando as fotos, trata-se de caças destacados para apoiar mercenários privados, apoiados pelo Estado russo. As imagens parece terem sido captadas por um targeting pod ou FLIR de longo alcance de aeronaves americanas. Nas mesmas é possível discernir  marcações russas nalgumas das aeronaves.

Su-24 alegadamente em trânsito para a Líbia     Foto: US Africa Command
Marcações russas no Su-24      Foto: US Africa Command
Marcações russas num MiG-29      Foto: US Africa Command

Durante a semana passada, imagens de satélite tinham já dado conta da presença aeronaves russas, na base aérea de Al Jufrah, situada na zona controlada pelo  Exército Nacional da Líbia (LNA).

Uma das primeiras imagens mostrando um MiG-29 em Al Jufrah a 19 de Maio de 2020    Foto: US Africa Command

As forças oponentes, do Governo de Acordo Nacional (GNA) reconhecido internacionalmente e apoiado pela Turquia, denunciaram mesmo que uma quantidade de seis MiG-29 e dois Su-24 teria chegado a Al Jufrah. Já o comandante da Força Aérea do LNA, Saqr al-Jaroushi, confirmou também a presença dessas aeronaves ao seu serviço e declarou que os caças serão usados "na maior campanha aérea na história da Líbia", considerando ainda que "todos os meios e interesses da Turquia em todas as cidades ocupadas, são alvos legítimos".

Em comunicado de imprensa divulgado hoje, 26 de Maio de 2020, o US Africa Command afirma acreditar que Moscovo destacou estes aviões de combate na Líbia, a fim de apoiar empresas militares privadas (PMCs) apoiadas pelo Estado russo, que operam localmente.


Mais imagens de MiG-29 sem marcações    Foto: US Africa Command

As aeronaves militares russas destinar-se-ão provavelmente a fornecer Apoio Aéreo Próximo e poder de fogo ofensivo ao Grupo Wagner, que apoia o LNA, na guerra civil contra o GNA. O comunicado afirma ainda que os caças/caças-bombardeiros russos chegaram à Líbia, a partir de uma base aérea na Rússia, depois de transitarem através da Síria, onde se pensa que foram repintados para ocultar a sua origem russa.



Base síria antes e depois da partida dos MiG-29 para a Líbia     Fotos: Foto: US Africa Command

"A Rússia está claramente a tentar mudar a balança a seu favor na Líbia. Tal como os vi fazer isso na Síria, estão agora a expandir a presença militar em África, usando grupos de mercenários apoiados pelo governo, como a Wagner", disse o general do exército americano Stephen Townsend, comandante do US Africa Command. "Por muito tempo, a Rússia negou toda a extensão do seu envolvimento no actual conflito líbio. Bem, não há como negar agora. Vimos como a Rússia levou caças de quarta geração para a Líbia - durante todo o trajecto. Nem o LNA nem as empresas militares privadas podem armar, operar e sustentar estes caças sem o apoio do Estado - apoio que estão a receber da Rússia ".
Imagens dos Su-35 alegadamente escoltando os caças destacados na Líbia durante (pelo menos) parte do voo de entrega  Foto: US Africa Command

A Rússia terá vindo a utilizar a Wagner na Líbia, para ocultar seu envolvimento directo e permitir a Moscovo uma negação credível das suas intenções. As imagens de caças Su-35, alegadamente escoltando os caças destacados no voo de entrega, parecem contudo comprometer este álibi.

O mundo ouviu Haftar declarar que estava prestes a iniciar uma nova campanha aérea. Serão pilotos mercenários russos pilotando aeronaves fornecidas pela Rússia para bombardear líbios ”, disse Townsend.

O US Africa Command estima que as acções militares de Moscovo prolongaram o conflito na Líbia e exacerbaram as baixas e o sofrimento humano de ambos os lados, considera ainda que a Rússia não está interessada no que é melhor para o povo líbio, mas que está a para alcançar os seus próprios objectivos estratégicos.

"Se a Rússia se apoderar da base na costa da Líbia, o próximo passo lógico é implantar meios permanentes de negação de área de longo alcance (A2AD)", disse o general da Força Aérea dos EUA Jeff Harrigian, comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa / Forças Aéreas de África (USAFE/AFAFRICA). "Se esse dia chegar, criará preocupações de segurança muito reais no flanco sul da Europa".

Ainda segundo o mesmo comunicado, as acções desestabilizadoras da Rússia na Líbia também exacerbarão a instabilidade regional, que levou à crise migratória que afecta a Europa.

Actualização 27/05/2020

Já no dia 27 de Maio de 2020, o US Africa Command divulgou mais informações acerca da quantidade de meios aéreos que chegaram à Líbia, que perfazem agora um total de pelo menos 14 caças.

Através da conta oficial da rede social Twitter, juntamente com imagens, pode ler-se "Durante vários dias em Maio, caças MiG-29 e Su-24 russos deixaram a Rússia. Tinham então todos marcas da Força Aérea da Federação Russa. Após aterrar na base aérea de Khmeimin na Síria, os MiG-29 foram pintados e reaparecem sem marcas nacionais. Foram tripulados por membros militares russos e escoltados por caças russos baseados na Síria, aterrando no leste da Líbia perto de Tobruk para [colocar] combustível. Pelo menos 14 novas aeronaves russas sem marcas foram então entregues à base aérea de Al Jufra"






0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>