sexta-feira, 1 de maio de 2020

ACTIVIDADE DA FAP NO COMBATE À COVID-19 [M2129 - 47/2020]

Transporte de equipamentos e material médico para a Madeira      Foto: FAP

O Comando Aéreo Aliado, em Ramstein Alemanha, dá hoje destaque às acções desenvolvidas pela Força Aérea Portuguesa no combate à pandemia de COVID-19, no seu sítio de internet e redes sociais, onde se pode ler o seguinte:

Desde Fevereiro, que a Força Aérea Portuguesa apoia a batalha nacional contra a propagação da pandemia do COVID-19, além de realizar missões que garantem segurança a nível nacional e dentro da Aliança.

A pandemia do COVID-19 representa um desafio sem precedentes para todas as nações e está a ter um impacto profundo nas pessoas e nas economias. A crise mostrou que os membros da NATO são resilientes e unidos. Os militares da NATO estão a desempenhar um papel fundamental no apoio aos esforços civis nacionais e, usando mecanismos da NATO, os Aliados têm-se ajudado uns aos outros a salvar vidas.

"Estamos do lado de todos os afectados pela crise da COVID-19 e agradecemos profundamente a todos os que estão na linha de frente", disse o Brigadeiro-General da Força Aérea Portuguesa João Caldas, Diretor de Operações, em nome da Força Aérea Portuguesa. “A Força Aérea Portuguesa orgulha-se de poder ajudar a nossa população com a nossa equipa experiente. Ao mesmo tempo, a nossa missão 24/7 continua em todo o espectro de operações, incluindo Vigilância Aérea e Defesa Aérea, Evacuações Aeromédicas e missões de Busca e Salvamento ”, acrescentou.

Para a Força Aérea Portuguesa, as contribuições para as medidas nacionais anti-COVID-19 começaram em Fevereiro, quando uma aeronave de transporte C-130H ajudou a trazer de volta cidadãos portugueses e brasileiros das áreas afectadas na China; Noutra missão, em Março, um avião Falcon 50 repatriou cidadãos portugueses da Roménia com profissionais de evacuação aeromédica da Força Aérea Portuguesa a bordo.

C-130 Hercules no transporte de material médico     Foto: FAP


C-130 Hercules no transporte de material médico dia e noite     Foto: FAP

Em Março e Abril, as capacidades de evacuação médica da Força Aérea Portuguesa (MEDEVAC) também foram usadas para transportar casos suspeitos e confirmados de COVID-19 das ilhas dos Açores para o continente.

Falcon 50 na ilha do Pico        Foto: FAP

Além disso, a frota de transporte de quatro C-130H, dois Falcon 50 e dois C295M realizou missões de apoio logístico entre o continente e as ilhas dos Açores e da Madeira, transportando mais de oito toneladas de suprimentos sanitários e médicos, além de equipamento de auto-protecção para uso de militares e civis.

As camas de campanha fornecidas pela BA11 em Beja    Foto: FAP
Visita do CEMFA e ministro da Defesa ao CFMTFA na Ota       Foto: FAP


Desde o surgimento da pandemia em Portugal, a Força Aérea tem recebido refugiados - alguns casos confirmados de COVID-19 - no Centro de Formação Militar eTécnica da Força Aérea na Ota, disponibilizando mais de 200 camas tácticas, 500 camas hospitalares especializadas em apoio ao pedido da Autoridade Nacional de Protecção Civil, tendo  fornecido pessoal e apoio material ao Hospital das Forças Armadas e aos lares de idosos na Base Aérea de Beja. As instalações de armazenamento foram abertas ao Serviço Nacional de Saúde e as equipas de descontaminação garantiram a descontaminação dos equipamentos utilizados durante a pandemia do COVID-19, especialmente as aeronaves MEDEVAC.

Reportagem sobre as acções de desinfecção da Esquadrilha de Defesa NRBQ da FAP



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>