sábado, 2 de maio de 2020

NTM2020 – 0, Covid19 – 2 [M2130 - 48/2020]



Entusiasmado com a possibilidade da realização do NATO Tiger Meet de 2020, ainda que na perspectiva de uma romaria dominical (incluindo o respectivo farnel e garrafão de tinto supimamente degustado na sombra de uma asa de avião), apressei-me desde logo a tentar aferir a data ao certo do exercício bem como dos principais eventos para tentar assistir.

Bem vistas as coisas, consegui ir a todos Tiger Meet que se realizaram por cá, em 1987, 1996, e 2002, sendo certo que apenas num deles com acesso mais consoante o de um membro da imprensa especializada (ainda que da forma mais amadora possível). A única experiência fora de portas foi aliás, o NTM2001, em Kleine Brogel, na Bélgica, onde fui com os meus dois bons amigos Emanuel Alves e Luís Neves, numa estopada que fizemos de carro, um “road trip” com paragem prévia em Le Bourget para dois dias na Feira Internacional de Aviação, tudo sob os auspícios de uma publicação aeronáutica nacional, o que é já de si um facto notável!


Foto dos três com o carro tigre e o F-104


Por essa altura também, escrevi umas quantas linhas sobre o tema, na dita publicação, tema de que gosto bastante, e cujo bichinho comichento contraí, como não podia deixar de ser, com os kits de plástico à escala, um deles em particular, o F-104 Starfighter da ESCI à escala 1/72, com o esquema do Esquadrão 439 “Tigers” das Canadian Armed Forces. Lindo!

É talvez o kit que mais vezes fiz, este da ESCI, de um avião 
que adoro, e que tive já oportunidade de ver voar algumas vezes.

Claro está que os nossos Jaguares e as suas montadas, FIAT G.91, Alphajets e agora F-16, fazem juz, como sempre fizeram, ao valor das Lusitanas Gentes e já trouxeram o troféu para casa por diversas vezes, nomeadamente no ano passado, em 2019. Estiveram ambos os troféus SilverTiger Trophy e Tiger Spirit Award em exposição em Monte Real aquando do festival aéreo do ano passado (acho que nunca tinha visto ao perto). Os troféus fazem verdadeiramente justiça ao lema: It’s Hard to be Humble.

Quanto ao NTM2020, ora, contava eu dizer algo sobre o assunto, mas quis o Sr. Murphy, que pelos vistos tem mais a ver com o NTM do que se diz para aí, que nos tirassem o tapete por duas vezes este ano, sendo adiado de Maio para Julho e depois para Maio de 2021, tudo por causa de um ser minúsculo, natural ou engenhocado, com um poder tremendo, o de uma “gripezinha” com a força de fazer parar nações e as suas gentes, com uma taxa de letalidade que, à dada o escrito se aproxima a passos largos das 250.000 fatalidades a nível mundial, fora as que não se sabe…

Neste parágrafo seguinte, introduziria algumas notas sobre as minhas imagens captadas este ano, mas como não o posso fazer, deixo-vos com algumas imagens do NTM2017, do meu bom Amigo John Camp, que me fez o favor de fazer chegar para partilhar com a mole humana deste digníssimo sítio de aviação.















Rui “A-7” Ferreira
Entusiasta de Aviação

Agradecimento ao John Camp pela cedência das fotos.


         


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>