quarta-feira, 11 de outubro de 2017

MEIA DÚZIA DE MIG-29 PARA A SÉRVIA (M1925 - 62/2017)

MiG-29SMT facilmente reconhecível pela "corcunda" atrás do cockpit

No final de um longo processo para reforçar a depauperada Força Aérea da Sérvia, chegaram na semana passada a Belgrado seis MiG-29, provenientes da Rússia por via aérea.
As células chegaram desmontadas, , duas a duas no An-124 da Volga-Dnepr (n/c RA-82045) entre 2 e 4 de Outubro de 2017, à base aérea de Batajnica.

Embora tenha solicitado soluções a variados países, incluindo ocidentais  em 2010, tendo recebido ofertas para Rafale, Typhoon, F-16, Su-30, MiG-29 e JF-17, o processo seria suspenso um ano mais tarde, devido principalmente a falta de verbas.
Meia década e muitas negociações depois, levaram finalmente ao negócio com a Rússia, anunciado em 21 de Dezembro de 2016, que contempla a aquisição de seis MiG-29 a custo zero, mas cujos trabalhos de modernização estão avaliados em cerca de 236M USD. Alegadamente, a modernização elevará os aparelhos à versão MiG-29SMT - a mais moderna disponível actualmente.

Actualmente, a Sérvia dispõe apenas de dois MiG-29A monolugares e outros dois MiG-29 UB bilugares em condições de voo, para realizar a missão de policiamento aéreo do país, a partir de Batajnica. A Esquadra 101, única equipada com caças, dispõe ainda de dois MiG-21UM bilugares operacionais, que não tendo capacidade de carregar armamento inicialmente, foram readaptados no país para poderem carregar mísseis ar-ar R-60 de curto alcance, guiados por infravermelhos.

Embora não seja ainda informação oficial, o lote chegado à Sérvia diz-se compreender uma célula MiG-29A (9.12A), três C (9.13) e dois UB

Apesar de pertencer actualmente ao programa de Parceria da NATO e de estar em processo de adesão à União Europeia, a influência do velho aliado russo fez-se sentir mais uma vez na Sérvia, ao contrário de países vizinhos, que têm tomado decisões para depender menos de equipamento russo. Fonte não identificada da NATO, comentou a decisão de Belgrado com um lacónico "os equipamentos de Defesa adquiridos pelos Parceiros são uma escolha soberana desses países".
Ainda assim, não deixa de ser sintomático que quando países vizinhos se tentam afastar de equipamento russo, a Sérvia escolha neles reinvestir.

MiG-29 da Patrulha acrobática russa  "Strizhi" (andorinha) 

A apresentação oficial dos caças está prevista ocorrer no dia 20 de Outubro de 2017, durante a parada militar comemorativa da libertação de Belgrado na II Guerra Mundial, à qual deverá comparecer o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, bem como a patrulha acrobática igualmente russa "Strizhi", equipada precisamente com MiG-29.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>