domingo, 8 de março de 2015

A SEMANA PASSADA (M1807 - 13AL/2015)


A semana passada fica marcada pela entrega à Esquadra 751 - Pumas do Sikorsky Humanitarian Service Award, por parte Helicopter Aviation International (HAI), que ocorreu nos Estados Unidos.
É mais um importante reconhecimento internacional para as missões de incomensurável alcance humanitário que a Esquadra 751 e os seus Homens levam a cabo, não raramente no limite e para além dele do seu próprio esforço e das suas máquinas - antes o SA 330 Puma e no presente o EH101, numa enorme área de oceano.
Parabéns! Obrigado! É um orgulho!


Decorreu, também, a segunda e última semana do exercício multinacional Real Thaw 2015, que terminou no dia 6, com excelentes resultados operacionais e culminando em mais um treino de elevado grau de exigência, centrado na Força Aérea, mas envolvendo meios do Exército e da Marinha de Guerra. 
Tendo em conta as tensões que se avolumam internacionalmente - Ucrânia/Rússia e o combate ao hiper radicalismo do Estado Islâmico - a preparação e o treino dos meios militares assume uma importância crescente. E estes exercícios que não raramente são entendidos por largos setores da "opinião pública" como "jogos/brincadeiras de guerra" e "sorvedouros de dinheiros públicos", servem também para a fazer perceber do seu erro de análise e afirmar as forças armadas - em conjugação com outras congéneres - que a defesa de conceitos e conquistas como a liberdade e a democracia não se compadecem com populismo e brincadeiras e são, antes, atos sérios de que depende a segurança comum.
Ainda neste âmbito, a  notícia a que o Pássaro de Ferro fez referência, relativa ao destacamento de caças F-16 e militares para a Roménia vem na sequência das preocupações crescentes relativas à situação militar naquela região e que por "simpatia", poderão levar a alterações sensíveis em toda a Europa, com incerto grau de apreensão.


A fechar a semana passada, fica a notícia triste da perda do António Ideias, um brilhante Homem, um excelente piloto (voou como piloto da Esquadra 201- Falcões e depois como piloto comercial e de acrobacia) a quem o Pássaro de Ferro dedicou muita atenção, em diversas circunstâncias.
Vai agora no seu derradeiro e infinito voo!
R.I.P.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>