terça-feira, 14 de outubro de 2014

FORÇA AÉREA EFETUA MISSÃO DE SALVAMENTO A LONGA DISTÂNCIA (M1702 - 102AL/2014)

EH-101

 A Força Aérea Portuguesa realizou no dia 13 de Outubro, a evacuação de um tripulante de um navio que se encontrava a 900Km das Lajes, Açores, numa operação que durou 16 horas.
O Centro de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) recebeu o pedido de auxílio do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) pelas 02h50m, que, após análise, decidiu empenhar um helicóptero EH-101 Merlin e um avião C-295M.
A vítima, de nacionalidade espanhola e 54 anos de idade, sofreu amputação de três dedos do membro inferior direito e era tripulante de um navio de pesca “RIBEL TERCERO”, de pavilhão espanhol, que se encontrava em faina de pesca.
Pelas 05H15, o EH-101 Merlin descolou da Base Aérea das Lajes, com uma equipa médica militar a bordo, em direção à ilha das Flores para reabastecer a fim de aumentar o seu raio de ação. Após reabastecimento descolou do Aeroporto das Flores rumo ao pesqueiro Espanhol.
Devido à distância e às condições atmosféricas adversas na zona de operações -  vento muito forte, fraca visibilidade e ondulação de cerca de 4 metros - descolou uma aeronave C-295M para detetar a localização exata da embarcação, acompanhar e apoiar nas comunicações entre o helicóptero, a embarcação e os Centros de Busca e Salvamento envolvidos.

C295M

A extracção do paciente foi efectuada com sucesso pelas 13H00, tendo o helicóptero rumado às Flores para voltar a reabastecer.
A missão ficou concluída com sucesso pelas 19H05, após deixar o paciente em estado estável no Heliporto do Hospital do Divino Espírito Santo, Ponta Delgada, transferindo assim o doente para uma ambulância do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) que o encaminhou para o Hospital.
Mais uma missão realizada com sucesso pela Força Aérea e em coordenação com a Marinha, ao serviço de Portugal e dos portugueses.
A Força Aérea sempre pronta, para que outros vivam.


Fonte: Força Aérea

2 Comentários:

Anónimo disse...

correio electrónico...

Anónimo disse...

dirijam-se ao correio electrónico

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>