terça-feira, 7 de outubro de 2014

DIA DE BASE AÉRA ABERTA EM BEJA (M1695 - 97AL/2014) - Parte I


As comemorações do 62º aniversário da Força Aérea Portuguesa, do Centenário da Aviação Militar em Portugal e dos 50 Anos da Base Aérea nº11, tiveram como palco principal, justamente a Base Aérea nº11 de Beja, no passado sábado, dia 4 de outubro de 2014. 
Aquela unidade militar abriu as suas portas para receber de forma exemplar vários milhares de pessoas que se associaram ao evento.
Os visitantes que se deslocaram a esta unidade puderam observar diversas aeronaves em exposição estática. T-33, T-38, Chipmunk, Alouette II, Epsilon, Alphajet, Alouette III e ainda o P-3C, tendo este último recebido muitas visitas ao seu interio, aguardadas por muitas centenas de visitantes. 


Por volta das 10:30h iniciou-se a atividade aérea, com diversas passagens de um Epsilon que viria a integrar a exposição estática. Pouco tempo depois descolou um P-3C que efetuou algumas passagens e realizou alguns touch and go


De seguida descolaram 4 Alphajets da Esquadra 103 para um voo de treino e 2 Alouette III que realizaram algumas demonstrações e treinos de busca e salvamento e transporte de carga suspensa. Às 12:00h, os Alphajets regressaram e efetuaram algumas passagens em formação com o P-3C, um dos momentos altos do dia.


Após o almoço, sensivelmente às 14:30h, os 2 Alouette III voltaram a descolar para efetuarem algumas passagens sobre a base e realizarem as mesmas atividades que haviam feito de manhã. Os 4 Alphajets que tinham voado de manhã efetuaram outro voo de treino na parte da tarde e no regresso à base realizaram algumas passagens baixas junto à zona de spotters e para satisfação de todos os visitantes, voltou-se a ouvir a famosa frase “Fumos, siga”, tendo-se observado algumas manobras acrobáticas com duas aeronaves, fazendo lembrar os Asas de Portugal. Após a aterragem, foi feita uma demonstração dos OPSAS junto a uma das aeronaves da Esquadra 103.


Durante a tarde, um C-295MPA efetuou diversos batismos de voo e para finalizar o dia, 2 Chipmunks e um Epsilon efetuaram algumas passagens baixas sobre a placa antes do regresso à BA1 de Sintra.
De referir ainda que, durante todo o dia, realizaram-se algumas atividades no interior da base paralelas às atividades aéreas, como provas de desporto, exposição estática de viaturas CONDOR e Protec-Fire, escalada e slide, exposições estáticas no interior do hangar por parte das diversas esquadras, aeromodelismo, exposição fotográfica dos 50 anos da BA11, passeios em viaturas CONDOR, visitas guiadas à torre de controlo e à secção de assistência e socorro e batismos em simulador de voo Alpha-Jet.




Texto e fotos: Rafael Vieira

0 Voaram em formação:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>