quarta-feira, 11 de junho de 2014

MAIS UM INCIDENTE RÚSSIA-EUA (1617 - 69AL/2014)

 RC-135 - Créditos na imagem.

No auge das tensões recentes entre os EUA e a Rússia, em 23 de abril passado, um avião de caça russo (SU-27 Flanker) armado, voou a cerca de 100 metros de uma aeronave dos EUA, no caso, um RC- 135U e terá efetuado algumas manobras tidas como "agressivas", factos ocorridos sobre águas internacionais, ao norte do Japão, segundo reconheceu recentemente o Pentágono. Inclusivamente, as mesmas fontes referem que na manobra, algumas atitudes foram consideradas "insultuosas".
Recorde-se que o RC- 135U é uma  aeronave de reconhecimento, equipada com sistemas que permitem obter informação a longo alcance e que depois se revelam bastante necessárias no "jogo de equilibrios".
O caça russo "atravessou-se no nariz do RC-135" dentro de um envelope de 100 pés e "virou um pouco para expor sua barriga" para os pilotos do RC-135 e mostrar que estava armado com mísseis ar -ar, segundo foi reportado por uma fonte do Pentágono. A mesma fonte acrescentou ainda que incidente levou altos líderes militares dos Estados Unidos entrar em contacto com a Rússia e expressar a sua preocupação com esta situação.

SU-27 Flanker

Foi pelo menos o segundo movimento considerado provocatório, efetuado pelos militares russos em abril, num momento em que as relações entre os EUA e a Rússia aumentaram o seu nível de tensão, sobretudo pela invasão terrestre e anexação da região da Crimeia, na Ucrânia, no início deste ano .
Recorde-se que em 12 de abril, um caça russo já havia efetuado uma manobra de provocação, a vasos de guerra norte-americanos no Mar Negro, conforme já noticiámos oportunamente.
O Pentágono não explicou o porquê da demora em admitir/reconhecer este incidente ocorrido nos mares do Japão.

Fonte: DID
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>