quinta-feira, 8 de maio de 2014

POLICIAMENTO AÉREO BÁLTICO - PASSAGEM DE TESTEMUNHO (M1574 - 155PM/2014)

MiG-29, Typhoon e F-15C     Foto:Neil Bryden/RAF

Tal como o Pássaro de Ferro noticiou, a USAF terminou recentemente quatro meses de policiamento aéreo com F-15C no Báltico, passando essa responsabilidade à Polónia com MiG-29 e excecionalmente devido à crise na Ucrânia, complementado por meios do Reino Unido (RAF) com Eurofighter Typhoon.

Typhoon, F-15 e MiG-29 em Siauliai       Foto:Neil Bryden/RAF

Em cerimónia realizada na base aérea de Siauliai na Lituânia, para assinalar a transferência da missão de patrulhamento aéreo, o Vice-Marshal Stuart Atha da RAF disse que a cooperação que ocorrerá entre britânicos e polacos nos céus bálticos, não é mais do que a continuação dos laços históricos que ligam os dois países, numa alusão à Batalha de Inglaterra na II Guerra Mundial, em que pilotos polacos engrossaram fileiras a bordo de Spitfires e Hurricanes da RAF: "Lembramo-nos do apoio que tivemos dos pilotos da esquadra polaca 145, que voaram asa com asa com pilotos da RAF e outros países nessa ocasião. Estamos entusiasmados por apoiar a FA Polaca aqui e escrever o próximo capitulo na nossa longa relação histórica" disse.

Vice-Marshal Stuart Atha discursa na cerimónia          Foto:Neil Bryden/RAF

Ainda a propósito da missão de patrulhamento aéreo em si, acrescentou: "O que o dia de hoje demonstra é a contribuição significativa realizada por diferentes nações, no apoio à missão do Policiamento Aéreo Báltico. A gentileza dos Chefes de Estado Maior da Lituânia, mas também da Estónia e Letónia são notáveis e muito bem-vindos.Ficou claro que a contribuição do Reino Unido é altamente valorizada e oferece segurança significativa às populações dos três estados bálticos e Europa de Leste", concluiu.

A formação mista sobrevoa um Typhoon da RAF no solo   Foto:Neil Bryden/RAF

A cerimónia contou com a presença do Primeiro Ministro lituano e foi assinalada com uma passagem única em formação de F-15, Typhoon e MiG-29 sobre as individualidades civis e militares.

Um dos 4 Typhoon  da RAF em Siauliai   Foto: Neil Bryden

Além de MiG-29 e Typhoon a partir de Siauliai, estão também destacados F-16 dinamarqueses e Rafale franceses em Malbrok na Polónia, destinados a reforçar o sistema de defesa aérea do Báltico.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>