sexta-feira, 23 de maio de 2014

FORÇA AÉREA NA GESTÃO DE TRÁFEGO AÉREO PARA A CHAMPIONS (M1592 - 167PM/2014)



O tráfego aéreo na zona da cidade de Lisboa vai registar no fim de semana de 23 a 25 de maio de 2014 um movimento recorde absoluto, superando os máximos registados na Expo 98, no Euro 2004 ou na Cimeira da NATO em 2010. Este recorde deve-se à final da Liga dos Campeões de futebol em Lisboa, no dia 24 de maio de 2014, que opõe Atlético e Real de Madrid.

A Força Aérea tem vindo a trabalhar em estreita cooperação com a ANA – Aeroportos de Portugal no sentido de proceder à otimização da gestão de movimentos no Aeroporto de Beja - situado no seguimento da Base Aérea N.º 11 (BA11) - e no Aeródromo de Trânsito N.º 1 (Figo Maduro, Lisboa).

No dia da final, o aeroporto de Lisboa acolherá 740 movimentos (aterragens e descolagens), quando o tráfego normal nesta altura, regista uma média diária de 425 movimentos. Na véspera e no dia seguinte à final estão previstos cerca de 650 movimentos diários na Portela.

Desses movimentos, apenas 80 aeronaves (entre elas 20 charters) ficarão estacionadas no Aeroporto de Lisboa, que já havia esgotado a sua capacidade para os dias 23, 24 e 25 de maio há algum tempo. Por esta razão, ficarão estacionadas em Beja entre 15 a 20 aeronaves, no Porto cerca de 60 e em Faro 35.

Cerca de 90% dos passageiros com destino ao Aeroporto de Beja chegam no sábado. Os voos não têm origem só em Espanha, uma vez que existem aeronaves com destino a Beja a chegar de vários pontos da Europa.

O Governo anunciou ter criado uma exceção às regras do ruído nos aeroportos comunitários entre a meia-noite e as seis da manhã, para permitir o escoamento de tráfego aéreo relativo à final da Liga dos Campeões.

Esta exceção vai permitir a circulação de aviões nas madrugadas dos dias 23, 24 e 25 de maio e foi divulgada pelos ministérios da Economia e do Ambiente em Diário da República.

Será aplicada ao aeroporto de Lisboa, mas também aos do Porto, Faro e Beja, não só para facilitar o escoamento do tráfego, mas também por razões de segurança. Estas exceções incluem apenas as aeronaves que transportem passageiros de ou para a final da Liga dos Campeões, sendo necessário fazer essa referência antes de obter permissão para voar, avisa a portaria.

Fonte: Força Aérea
Adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>