sexta-feira, 23 de maio de 2014

A BATALHA DE DONETSK (M1593 - 168PM/2014)

Mi-24 ucraniano       Foto: Vídeo Youtube
Notícias divulgadas pela televisão russa RT, dão conta de combates na Ucrânia enovolvendo helicópteros de ataque Mi-24.
A cadeia de televisão russa alega que os helicópteros afetos a Kiev terão alvejado as próprias forças ucranianas, um ponto de controlo na região de Donetsk, no rescaldo da batalha ocorrida durante a noite, denunciando falta de comunicações entre forças no ar e em terra.

Um vídeo gravado na região de Volnovokha nos arredores de Donetsk, de acordo com a descrição, mostra um grupo de homens armados, envergando uniformes com as insígnias ucranianas, além de dois outros elementos em roupas civis, abrigando-se atrás dum camião militar. Ouvem-se disparos esporádicos de armas de fogo, podendo observar-se fumo e explosões vindos da floresta nas proximidades.

Explosões na floresta perto de Donetsk      Foto: Vídeo Youtube

Após várias passagens duma parelha de Mi-24 com as cores ucranianas, estes iniciam disparos de canhão, não se conseguindo distinguir qual o alvo. A tradução da RT dos comentários que é possível ouvir no vídeo, alega que os soldados ucranianos estarão surpreendidos por os helicópteros estarem a alvejar as próprias forças:

"O que é que eles (Mi-24) estão a fazer? São dos nossos" diz um soldado. "Quem ca##lho havia de ser?" responde outro. Após o grupo se esconder na floresta próxima, enquanto vão praguejando e rezando.
Ao chegarem junto de outro militar ucraniano que está a conversar por telemóvel, pode ouvir-se "contra quem estão a disparar? Há la civis e soldados nossos. Existe uam linha para a aviação do exército? Que ca##lho se está a passar?"
A transcrição do diálogo continua depois: "Dois (Mi)24 e um (Mi)8 chegaram. Estão a voar sobre o nosso ponto de controlo. Há muitos cadáveres por lá. Estávamos a apagar o BMP (NR: veículo de combate) que estava em chamas. Pensávamos que o Mi-8 vinha buscar os corpos. Agora estão a disparar".

As tropas ucranianas estavam a usar os helicópteros na luta contra as milícias armadas locais, que se opunham contra a decisão de Kiev de destruir material danificado nos confrontos, para prevenir cair nas mãos das milícias. Falhas de comunicação entre as tropas podem ter levado a aviação a crer que o ponto de controlo teria sido tomado pelas milícias.

O vídeo foi carregado no Youtube 23/05/2014, o que parece indiciar ter sido gravado horas após o ataque noturno ao ponto de controlo perto de Volnovakha.

A batalha causou pelo menos 16 mortes entre os soldados ucranianos e 30 feridos.

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>